Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Home

02 OUT

Você começa a dar valor para o que não dava, diz paciente que superou o câncer


Atualizado em 24 Nov 2015 às 01h

Sonia Regina Emmanoelli tem 55 anos e sempre cultivou o hábito de ir ao médico, fazer exames constantemente e sempre se preocupou com a prevenção. Aos 50, em exames de rotina, descobriu-se com câncer de mama. “A primeira coisa que você sente é a morte, porque parece que todo mundo que tem câncer morre”, conta Sonia.

Sonia conta que chegou chorando para buscar a biópsia, em que foi detectado um câncer invasivo. “Foi um sofrimento. Depois da cirurgia foram doze dias sentada na cama, sem dormir.”

Sônia conta que se lembra bem do dia da cirurgia: 7 de maio de 2010, aniversário de sua neta. Ela conta que chegou a perguntar ao médico se não seria melhor ela não fazer a cirurgia para passar aquele dia com a neta e que ele teria dito que, com a cirurgia, ela passaria muitos outros aniversários com ela.

Sonia narra sua história com os olhos marejados: “Eu não queria fazer quimioterapia porque tinha medo do cabelo cair. Eu chorei e chorei. A químio foi a coisa mais triste do mundo para mim, você se sente mal, o corpo dói. A pior dor de um câncer é a dor da alma – e eu não entendia isso. Você olhar no espelho e ver metade do cabelo caindo... Deus ajudou, não peguei nem gripe durante o tratamento. Fiz todos os exames e  em março será o último.”

A reviravolta

Sonia conta que, depois do câncer, sua vida se transformou. “Agora, faço ginástica com o professor Tato (Secretaria de Esportes), faço zumba, não perco passeio, se tem coisa na praça eu vou!”

“É o que eu sempre digo para quem tem (câncer): lute! Eu fiquei desanimada no começo, mas tem que ter força. Quando você se vê perto da morte, você começa a dar valor para coisas que antes não dava. Hoje eu olho o céu, olho a lua, vejo mais beleza, dou mais valor à vida!”

 

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Assuntos relacionados: Outubro Rosa
Autoria: Jaqueline Rosa
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

25 MAR

Convite à População: Audiência Pública para a elaboração da LDO/2025

21 MAR

Boletim Epidemiológico da Dengue: 21/03

21 MAR

165 anos de Cabreúva: Fernando e Sorocaba fazem show gratuito

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.