Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Home

17 ABR

Vigilância Sanitária oferece treinamento à equipe de limpeza em saúde


A Vigilância Sanitária formulou, organizou e aplicou um treinamento de higienização em saúde para toda a equipe de limpeza da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A proposta do treinamento teve como objetivo estabelecer um processo de trabalho padrão para a atividade, em conformidade com as normas de segurança e normas sanitárias. Em parceria com a coordenação de Educação Permanente e em conformidade a filosofia Lean, que está sendo implantada na Saúde, o curso englobou teoria e prática.

Débora Hegedus, coordenadora da Vigilância Sanitária, responsável por toda a formulação do curso, falou desde o que são microorganismos e infecções até como controlar os agentes infecciosos por meio da higienização. Débora apresentou os produtos disponíveis, como usar adequadamente cada um e em quais situações, a diferença entre limpeza, desinfecção e higienização, as expectativas da gestão quanto à postura profissional, classificação de risco dos ambientes, além de técnicas que facilitam a atividade.

Já a fisioterapeuta Lilian Albano foi a responsável por levar até os servidores informações sobre postura e ergonomia, a fim de melhorar a qualidade de vida desses funcionários e diminuir lesões e dores por movimentos repetitivos ou executados de maneira errada. Lílian deu dicas de como eles poderiam executar as tarefas do dia a dia sem sobrecarregar joelhos e colunas: o jeito certo de pegar e carregar baldes, como segurar vassouras e rodos e a melhor posição para cada processo de limpeza, assim como dicas para serem usadas em casa para descansar.  Lílian também falou sobre a importância da atividade física e tirou as dúvidas dos funcionários.

Aline Martin, que trabalha na limpeza da UPA, conta que achou a experiência bem interessante. “Aprendi coisas que eu não sabia e que, além de usar na UPA, usarei também na minha casa, como a técnica dos dois baldes ou até mesmo a forma com que passamos o rodo. Muito interessante também a palestra com a Dra Lilian sobre a posição que se deve trabalhar. Gostei dos truques fáceis que ela ensinou para aliviar as dores na lombar. Fiquei imensamente feliz e lisonjeada por ter a oportunidade de participar, agradeço pela oportunidade”, disse Aline.

“Eu gostei muito do curso e já vi mudanças, melhoras, no jeito de trabalhar. Espero que as pessoas continuem comprometidas, porque foi muito bom mesmo”, disse Maria Conceição, que também trabalha na UPA e teve a oportunidade de participar do curso.

Segundo a Vigilância Sanitária, o mesmo treinamento será oferecido aos profissionais que atuam nos demais equipamentos de saúde. “Queremos que todos atuem da mesma forma, com a mesma qualidade e eficiência”, comentou Débora.

 

 

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Assuntos relacionados: Cursotreinamentolimpezalean
Autoria: Jaqueline Rosa
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

19 ABR

Gestantes visitam a maternidade da Santa Casa

18 ABR

Vaga aberta para estágio em Pedagogia

18 ABR

Diretoria do Conselho Municipal do Idoso encerra mandato

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.