Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Home

06 NOV

'Vagão' se torna o ponto cultural de Cabreúva


Atualizado em 06 Nov 2019 às 03h

A Estação Cultural Fotógrafo Tuta, inaugurada em dezembro do ano passado, caiu no gosto do cabreuvano e se tornou o principal ponto cultural da cidade. Em menos de um ano, o 'vagão', como é carinhosamente chamado, já recebeu mais de 2.500 visitantes em busca de entretenimento e conhecimento.

 

Sempre movimentado, o que chama a atenção é o número de estudantes que frequentam o local. Como o jovem Emanuel de Carvalho, que comemora a iniciativa. “Estudo pela manhã e sempre venho aqui no vagão, seja para complementar os estudos ou para me distrair. O espaço é ótimo”, comenta. “Aqui é bem legal porque tem de tudo. A gente curte de boa e não paga nada”, complementa o também estudante, Thiago Henrique.

 

Montada em dois vagões de trem, que foram doados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) e totalmente reformados, a Estação abriga um colorido e aconchegante cinema, com capacidade para 30 pessoas, e uma biblioteca, atualmente com mais de 1.600 títulos, dos mais variados temas.

 

“O vagão cultural é um projeto para quem quer desenvolver o conhecimento por meio da magia dos livros e dos filmes”, destaca a secretária de Cultura e Turismo, Bárbara Amirat. “E tudo totalmente de graça”, reforça.

 

Na biblioteca, os interessados podem fazer um breve cadastro e ter acesso a todo o acervo. A leitura pode ser no próprio vagão, que comporta 50 pessoas, ou, para os leitores mais assíduos, é possível levar o livro para casa, emprestado.

 

Já no cinema, são três sessões diárias de terça a sexta-feira, e quatro aos finais de semana. Os filmes em cartaz são para todos os gostos, dos clássicos à ficção científica. Os ingressos são distribuídos uma hora antes da sessão. Grupos escolares podem solicitar algum filme específico. Mas é preciso procurar a Estação com antecedência, solicitar o filme desejado e reservar data e horário.

 

SESSÃO ESPECIAL

 

Neste final de semana (dias 9 e 10), o “cinema do vagão” terá uma exibição especial, o documentário “Inezita”. O filme conta a história da cantora e apresentadora Inezita Barroso (1925-2015), que comandou, por mais de 30 anos, o programa “Viola, Minha Viola”, na TV Cultura. A sessão de domingo a tarde terá uma espectadora mais que especial: Paula Leme Maia, neta de Inezita, que é moradora de Cabreúva.

 

O filme, no entanto, traz histórias de muito antes do programa musical. O documentário lembra o temperamento de Inezita Barroso, que resolveu, ainda menina, que queria ser artista, em uma época em que mulher podia muito pouco.

 

O documentário foi produzido pela TV Cultura e teve direção de Hélio Goldsztjn – que tomou o assunto como um projeto pessoal depois de conhecer facetas de Inezita das quais ele sequer desconfiava. Goldsztjn começou a se aprofundar na história desta ardorosa defensora da música de raiz quando viu uma exposição montada pelo Itaú Cultural, em 2017, em que Inezita era o assunto.

 

A partir dali, Hélio Goldsztjn começou a pesquisar, conversar com artistas, procurar dados, ouvir e colecionar tantos casos que aquele material se transformou em um documentário.

 

A Estação Cultural fica na rua Maranhão, 866, no Jacaré.

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

23 ABR

Cão mais premiado da GM se aposenta após 9 anos de serviço

19 ABR

Praça do Bonfim é inaugurada totalmente reformada

19 ABR

Gestantes visitam a maternidade da Santa Casa

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.