Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Home

31 MAI

USF do Vilarejo atende mais de 8 mil pessoas em oito meses de trabalho


Atualizado em 31 Mai 2016 às 12h

A Unidade de Saúde da Família do Vilarejo “Irmãos Bruno e Phelipe Zacchi Spina”, inaugurada em setembro do ano passado, já atendeu mais de 8 mil pessoas desde sua abertura e beneficiou centenas de famílias.

O consultório odontológico realizou mais de 2 mil atendimentos desde a sua abertura e sua farmácia possui atendimento de Assistência Farmacêutica em tempo integral, com uma farmacêutica qualificada para dar a atenção e fazer o acompanhamento farmacoterapêutico necessário aos pacientes.

 A nova USF conta com três equipes da Saúde da Família (cerca de 1500 famílias estão cadastradas e recebem visitas dos agentes de saúde), e vem se destacando no trabalho realizado por uma grande equipe que conta com 18 agentes comunitários de saúde, três médicos do Programa Mais Médicos (generalistas), duas pediatras, uma cardiologista, quatro técnicos em enfermagem, três enfermeiros, dois dentistas, um auxiliar de odontologia e um auxiliar de coleta de exames laboratoriais. O prefeito Henrique Martin tem elogiado o trabalho de toda a Saúde, que traz como secretária da pasta a nutricionista Dra Rita Moraes Hollo.

 

Regiane Vieira, 45 anos, mora na Rua Adélia e é uma das pacientes atendidas pela Unidade do Vilarejo. Ela faz controle de pressão e tratamento de artrite reumatóide. A agente de saúde Aline Moura visita Regiane uma vez ao mês. Na visita, ela procura saber como a paciente está se sentindo, se tem consulta ou exames agendados e sempre passa uma palavra de ânimo para a paciente. Regiane elogia. “Não botava fé quando começaram a construir a USF. Há mais de um ano tentava atendimento médico reumato e não conseguia. Me assustei quando vi a enfermeira Adriely no meu portão. Estou gostando muito desse atendimento”. As equipes dos agentes de saúde são divididas por cores. Regiane é atendida pela equipe verde.

Rosângela Pereira Carvalho, 40 anos, moradora da Rua Turquia, é mãe de 11 filhos. Em 28 de dezembro nasceu sua caçula, Alexia Emanuella. A bebê apresentava o canal lacrimal entupido e precisou passar por uma cirurgia na língua.  As agentes de saúde, da equipe azul, não mediram esforços para agilizar todo o processo de atendimento, guias de exames, medicamentos e consulta. “Vínhamos aqui quase toda a semana. Acompanhamos todo o processo bem de perto, orientando a mãe conforme a orientação médica”, disse a agente de saúde Daniella. “Eu amo essas meninas, me ajudam muito. Elas são nota mil”, disse Rosângela.

Na visita, Daniella e Vera, demonstraram o quanto à profissão foi abraçada com todo o carinho. Elas conversam com Rosângela de forma delicada, verificam a carteira de vacinação das crianças e estão sempre auxiliando na marcação das consultas.

Dona Georgina da Silva Campos, 63 anos, mora com o marido na Rua Taiti. Dona Georgina se queixa de vários problemas de saúde, mas faz questão de elogiar os agentes Otávio e Beatriz. “É muito bom poder contar com a visita desses jovens. Confio na palavra de Deus e tenho fé que ainda vou ficar bem”, afirma. A coordenadora da Atenção Básica, Paula Santos, acompanhou a visita e orientou dona Georgina e seu esposo Luiz Carlos quanto à marcação de exames e consultas. Os dois agradeceram toda atenção e apoio dos agentes de saúde.

Seu Odilon Xavier Santiago tem 89 anos, morador da Rua Rodésia, é paciente da USF do Vilarejo. Vendendo saúde e disposição, Odilon disse que não fuma e não bebe nem refrigerante, gosta mesmo é de conversar. “Estou feliz da vida, moro com minha esposa de 82 anos, tenho 5 filhos, 15 netos e 5 bisnetos, gosto de conversar e encontrei aqui na USF do Vilarejo muitos amigos. O atendimento aqui é nota dez”, disse Odilon.

Dona Antônia Perez Negrão, 65 anos e seu Antônio Francisco, 71 anos, também elogiam a nova Unidade de Saúde. “Gostamos muito do trabalho das agentes de Saúde. Essa mudança foi fundamental para melhorar o atendimento dos moradores do Vilarejo. O prefeito Henrique está de parabéns”, disse Antonia.

O prefeito Henrique Martin esteve em frente à USF do Vilarejo para entregar seis veículos zero quilômetros para a Secretaria de Saúde, no início de maio. Durante a cerimônia Henrique falou um pouco sobre o grande trabalho desenvolvido por toda a equipe.

“Com a inauguração da nova Unidade de Saúde do Vilarejo trouxemos à prevenção para mais perto dos moradores. O trabalho desenvolvido por toda a equipe do atendimento domiciliar leva mais saúde para as famílias. Nossa intenção é implantar esse serviço para toda a cidade”, afirma o prefeito.

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Assuntos relacionados: USF VilarejoSaúde da Família
Autoria: Adriana Gomes
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

25 MAR

Convite à População: Audiência Pública para a elaboração da LDO/2025

21 MAR

Boletim Epidemiológico da Dengue: 21/03

21 MAR

165 anos de Cabreúva: Fernando e Sorocaba fazem show gratuito

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.