Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Home

09 DEZ

UPA do Jacaré já fez 70 mil atendimentos


Atualizado em 10 Dez 2019 às 04h

Conquista histórica para a cidade de Cabreúva, a Unidade de Pronto-Atendimento, a UPA do Jacaré, já realizou quase 70 mil atendimentos. Inaugurada em 23 de março deste ano, está prestes a completar nove meses de funcionamento e recebe, em média, 300 pacientes por dia, 9 mil por mês.

 

Os números impressionam e ratificam a importância do investimento. A unidade substituiu o antigo PAM (Pronto-Atendimento Médico), que ficou pequeno para atender o crescimento da demanda, vinda de toda a cidade e até de outros municípios.

 

“Melhorou 100%. O atendimento, a estrutura, os equipamentos. É praticamente um hospital”, resumiu o ajudante Mauro Antunes, de 60 anos, após passar por atendimento na UPA esta semana. Morador do Novo Bonfim, ele contou que tem artrose e hérnia e frequentemente precisa de atendimento médico. “Se precisa de raio X, faz. Agora tem a farmácia. A gente resolve tudo aqui.”

 

Assim como Mauro, 95% dos pacientes saem da UPA com o problema resolvido. Dos 70 mil atendimentos realizados este ano, apenas 209 precisaram ser finalizados em outra unidade hospitalar. “Essa taxa de resolutividade é muito boa”, avalia a coordenadora da unidade, Mirana Volpi.

 

De acordo com Mirana, o serviço ganhou muito com a mudança, principalmente pela estrutura. “O prédio é maior, os equipamentos são novos”, destaca, enumerando os ambientes: “são cinco salas de observação, com 13 leitos, 24 poltronas para medicação, observação e acompanhantes, sala de raio X, cinco consultórios médicos, recepção com tv, triagem, sala de espera climatizada, enfermagem e agora a farmácia”.

 

 

A farmácia da UPA foi inaugurada em outubro para entrega de medicamentos de uso agudo, aqueles receitados pelos médicos da urgência/emergência. Na lista estão analgésicos, anti-inflamatórios, antialérgicos e antibióticos. Em pouco mais de dois meses, a farmácia já distribuiu mais de 90 mil medicamentos. Outro número importante: foram realizados mais de 10 mil exames, entre raio X e laboratoriais.

 

“O atendimento aqui é muito bom, não tenho do que reclamar. E com essa farmácia ficou melhor ainda, porque dependendo do remédio que o médico receita a gente não precisa comprar”, disse a dona de casa Maria Francisca da Silva, do Novo Bonfim, enquanto retirava os remédios para a filha Kamille, de 6 anos, após passar pela consulta esta semana.

 

Também moradora do Novo Bonfim, Maria Aparecida Furlan, 37 anos, também se diz bastante satisfeita com o atendimento na UPA. “Até tenho um convênio médico da empresa. Mas depois que inaugurou a UPA, só venho aqui. O atendimento melhorou muito, não é demorado, os médicos são ótimos, se precisar de exame faz aqui.”

 

A coordenadora destaca ainda que a unidade mantém, durante o dia, três clínicos, dois pediatras e um ortopedista (para atendimento eletivo e de emergência), e no período da noite, são dois clínicos gerais. “Na segunda-feira, dia de maior movimento, a gente coloca quatro clínicos durante o dia para tentar reduzir a espera”, reforça Mirana. "Tudo que estamos fazendo só é possível graças ao empenho de todos os funcionários."

 

Além disso, a coordenação da UPA vai instalar, em breve, um totem informatizado de senha na recepção, para monitorar o tempo exato de atendimento de cada paciente. Hoje, esse tempo é contado a partir do momento que o paciente faz a ficha.

 

“Vale dizer que a gente trabalha com o protocolo de atendimento de risco. Os pacientes são priorizados conforme a idade e a queixa”, explica Mirana. Desta forma, um paciente mais grave vai ser atendido antes. “Mas atendemos todos os pacientes dentro do que é preconizado pelo protocolo”, afirma.

 

A UPA do Jacaré fica na rua Maranhão, 366. O telefone de contato é o 4528-1414.

 

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Assuntos relacionados: UPAsaúdeBALANÇOCabreúva
Autoria: Niza Souza
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

23 ABR

Cão mais premiado da GM se aposenta após 9 anos de serviço

19 ABR

Praça do Bonfim é inaugurada totalmente reformada

19 ABR

Gestantes visitam a maternidade da Santa Casa

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.