Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Home

09 DEZ

UPA do Jacaré já fez 70 mil atendimentos


Atualizado em 10 Dez 2019 às 04h

Conquista histórica para a cidade de Cabreúva, a Unidade de Pronto-Atendimento, a UPA do Jacaré, já realizou quase 70 mil atendimentos. Inaugurada em 23 de março deste ano, está prestes a completar nove meses de funcionamento e recebe, em média, 300 pacientes por dia, 9 mil por mês.

 

Os números impressionam e ratificam a importância do investimento. A unidade substituiu o antigo PAM (Pronto-Atendimento Médico), que ficou pequeno para atender o crescimento da demanda, vinda de toda a cidade e até de outros municípios.

 

“Melhorou 100%. O atendimento, a estrutura, os equipamentos. É praticamente um hospital”, resumiu o ajudante Mauro Antunes, de 60 anos, após passar por atendimento na UPA esta semana. Morador do Novo Bonfim, ele contou que tem artrose e hérnia e frequentemente precisa de atendimento médico. “Se precisa de raio X, faz. Agora tem a farmácia. A gente resolve tudo aqui.”

 

Assim como Mauro, 95% dos pacientes saem da UPA com o problema resolvido. Dos 70 mil atendimentos realizados este ano, apenas 209 precisaram ser finalizados em outra unidade hospitalar. “Essa taxa de resolutividade é muito boa”, avalia a coordenadora da unidade, Mirana Volpi.

 

De acordo com Mirana, o serviço ganhou muito com a mudança, principalmente pela estrutura. “O prédio é maior, os equipamentos são novos”, destaca, enumerando os ambientes: “são cinco salas de observação, com 13 leitos, 24 poltronas para medicação, observação e acompanhantes, sala de raio X, cinco consultórios médicos, recepção com tv, triagem, sala de espera climatizada, enfermagem e agora a farmácia”.

 

 

A farmácia da UPA foi inaugurada em outubro para entrega de medicamentos de uso agudo, aqueles receitados pelos médicos da urgência/emergência. Na lista estão analgésicos, anti-inflamatórios, antialérgicos e antibióticos. Em pouco mais de dois meses, a farmácia já distribuiu mais de 90 mil medicamentos. Outro número importante: foram realizados mais de 10 mil exames, entre raio X e laboratoriais.

 

“O atendimento aqui é muito bom, não tenho do que reclamar. E com essa farmácia ficou melhor ainda, porque dependendo do remédio que o médico receita a gente não precisa comprar”, disse a dona de casa Maria Francisca da Silva, do Novo Bonfim, enquanto retirava os remédios para a filha Kamille, de 6 anos, após passar pela consulta esta semana.

 

Também moradora do Novo Bonfim, Maria Aparecida Furlan, 37 anos, também se diz bastante satisfeita com o atendimento na UPA. “Até tenho um convênio médico da empresa. Mas depois que inaugurou a UPA, só venho aqui. O atendimento melhorou muito, não é demorado, os médicos são ótimos, se precisar de exame faz aqui.”

 

A coordenadora destaca ainda que a unidade mantém, durante o dia, três clínicos, dois pediatras e um ortopedista (para atendimento eletivo e de emergência), e no período da noite, são dois clínicos gerais. “Na segunda-feira, dia de maior movimento, a gente coloca quatro clínicos durante o dia para tentar reduzir a espera”, reforça Mirana. "Tudo que estamos fazendo só é possível graças ao empenho de todos os funcionários."

 

Além disso, a coordenação da UPA vai instalar, em breve, um totem informatizado de senha na recepção, para monitorar o tempo exato de atendimento de cada paciente. Hoje, esse tempo é contado a partir do momento que o paciente faz a ficha.

 

“Vale dizer que a gente trabalha com o protocolo de atendimento de risco. Os pacientes são priorizados conforme a idade e a queixa”, explica Mirana. Desta forma, um paciente mais grave vai ser atendido antes. “Mas atendemos todos os pacientes dentro do que é preconizado pelo protocolo”, afirma.

 

A UPA do Jacaré fica na rua Maranhão, 366. O telefone de contato é o 4528-1414.

 

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Assuntos relacionados: UPAsaúdeBALANÇOCabreúva
Autoria: Niza Souza
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

21 JUN

Cabreúva inaugura primeira sede oficial da Defesa Civil

20 JUN

Campeonato Paulista de Futsal Down 2024 começa dia 09

19 JUN

Alunos da EMEB Prof. Jaira Batista concluem o programa Bombeiros na Escola

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.