Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Home

08 MAR

Serra do Japi completa 35 anos de tombamento e proteção


Atualizado em 12 Mar 2018 às 08h

A Serra do Japi completa, hoje, 35 anos de tombamento, em decreto nesse sentido assinado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat). A área é uma reserva biológica de fauna e flora remanescentes da Mata Atlântica e chega a 354 quilômetros quadrados, divididos entre Cabreúva e outros três municípios vizinhos: Jundiaí, Pirapora do Bom Jesus e Cajamar.

 

Um ano depois do decreto do Condephaat, a Prefeitura de Cabreúva reforçou os cuidados de prevenção à Serra. Em 22 de maio de 1984, através da Lei Estadual 4.023, Cabreúva criou a APA (Área de Proteção Ambiental), para proteger tanto os recursos hídricos quanto as espécies animais e vegetais em geral.

 

A secretária de Meio Ambiente, Obras e Serviços Urbanos, Rosimeire Rabelo Santos Timporim, é bióloga – e explica, com orgulho, como é grande a biodiversidade da serra. “A Serra do Japi é uma das nossas maiores riquezas. Por isso – e também para ajudar na preservação e passar para as próximas gerações a necessidade dessa consciência - é que fazemos visitas monitoradas à Serra, levando nossos alunos, professores e convidados”, explica Rosi.

 

A bióloga lembra, ainda, que a Serra do Japi é uma espécie de milagre da Natureza. “Como explicar um maciço em que as montanhas são formadas por rochas e, mesmo assim, nasceu uma vegetação tão exuberante? É um milagre”, comenta.

 

O ‘milagre’ está, assim, protegido em seu patrimônio ambiental, graças a leis que especificam o que pode e o que não pode ser feito na área. E a primeira legislação criada com esse propósito foi assinada justamente em 8 de março de 1983.

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Assuntos relacionados: TombamentoPatrimonioSerra do Japi
Fonte: Decom Cabreúva
Autoria: Carlos Santiago
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

25 MAR

Convite à População: Audiência Pública para a elaboração da LDO/2025

21 MAR

Boletim Epidemiológico da Dengue: 21/03

21 MAR

165 anos de Cabreúva: Fernando e Sorocaba fazem show gratuito

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.