Serra do Japi completa 35 anos de tombamento e proteção - Prefeitura de Cabreúva
        
        
        
        
        
        
        
        
        
        
        
        

        

        
        
        

        
        
        
        
        
        

        
        

        
        

        
        
        
                        
        

		
		


    



Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Notícias - Home

08 MAR

Serra do Japi completa 35 anos de tombamento e proteção


Atualizado em 12 Mar 2018 ás 08hs

A Serra do Japi completa, hoje, 35 anos de tombamento, em decreto nesse sentido assinado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat). A área é uma reserva biológica de fauna e flora remanescentes da Mata Atlântica e chega a 354 quilômetros quadrados, divididos entre Cabreúva e outros três municípios vizinhos: Jundiaí, Pirapora do Bom Jesus e Cajamar.

 

Um ano depois do decreto do Condephaat, a Prefeitura de Cabreúva reforçou os cuidados de prevenção à Serra. Em 22 de maio de 1984, através da Lei Estadual 4.023, Cabreúva criou a APA (Área de Proteção Ambiental), para proteger tanto os recursos hídricos quanto as espécies animais e vegetais em geral.

 

A secretária de Meio Ambiente, Obras e Serviços Urbanos, Rosimeire Rabelo Santos Timporim, é bióloga – e explica, com orgulho, como é grande a biodiversidade da serra. “A Serra do Japi é uma das nossas maiores riquezas. Por isso – e também para ajudar na preservação e passar para as próximas gerações a necessidade dessa consciência - é que fazemos visitas monitoradas à Serra, levando nossos alunos, professores e convidados”, explica Rosi.

 

A bióloga lembra, ainda, que a Serra do Japi é uma espécie de milagre da Natureza. “Como explicar um maciço em que as montanhas são formadas por rochas e, mesmo assim, nasceu uma vegetação tão exuberante? É um milagre”, comenta.

 

O ‘milagre’ está, assim, protegido em seu patrimônio ambiental, graças a leis que especificam o que pode e o que não pode ser feito na área. E a primeira legislação criada com esse propósito foi assinada justamente em 8 de março de 1983.

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Fonte: Decom Cabreúva
Autoria: Carlos Santiago
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

24

Alunos de violão e cavaco do Projeto Guri participam de evento em Piracaia

24

No Dia da Árvore, Prefeitura planta mudas no Parque do Colina

23

Prefeitura finaliza obra de drenagem no Vilarejo

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2018 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.