Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Home

28 JUL

Semana no Bebê terá início na próxima segunda-feira, 1° de agosto


O Comitê Municipal da Primeiríssima Infância de Cabreúva, convida a toda população para prestigiar a 5ª Semana do Bebê, que será realizada entreos dias 1º a 5  de agosto.

 

O evento irá ocorrer em diversos locais do município e tem como objetivo desenvolver ações de conscientização e informação para os familiares e crianças cabreuvanas. Com o auxílio de profissionais das Secretarias de Ação Social, Saúde e Educação, haverá a realização de palestras e atividades sobre os mais variados temas, como prevenção de doenças, cuidados da gestante e aleitamento materno.

 

Para Juliana Oliveira, articuladora do comitê municipal e psicóloga da saúde, o investimento no cuidado à primeira infância é muito importante e deve ser encarado como prioridade, pois se trata de um momento único na aquisição e desenvolvimento de habilidades emocionais, físicas, cognitivas, que impactam na qualidade de vida de cada ser humano ao longo de sua existência.

 

 “Ao oferecer apoio e orientação aos adultos responsáveis pelas crianças, contribuímos para propiciar condições saudáveis ao desenvolvimento infantil. Reconhecer a criança como sujeito de direitos e necessidades é essencial para que ela seja amparada para além dos cuidados de higiene e alimentação, nutrindo-a de afeto e estímulos para que sua cognição e seu psiquismo sejam marcados e formados por registros positivos e funcionais.”

 

O programa atua nos eixos de mobilização social, com projetos como a Semana do Bebê e Feira de Troca de Brinquedos; formação profissional, com a realização do Curso de Atenção Integral à Primeiríssima Infância para 150 profissionais e articulação de rede, com o desenvolvimento do Comitê Municipal formado por representantes de todos os  equipamentos públicos, que lidam com a criança e seus familiares. Ao todo nove EMEBS, Sete USF/UBS, dois CRAS realizam encontros mensais para atuar com eficácia e atender as necessidades das crianças e suas famílias.

 

O cronograma de ações se inicia na próxima segunda-feira, dia 1° de agosto, com atividades nos seguintes locais, confira:

 

BAIRRO BONFIM

EMEB “Olga CliniMalvezzi”

Durante a semana as crianças farão o preparo de receitas com aproveitamento total dos alimentos seguido de degustação. Atividades pedagógicas e com brincadeiras sobre o tema.

05/08 (18h) – Atividade para a família: palestra, preparo de receitas e degustação. Cada família receberá um caderno com receitas de aproveitamento total dos alimentos. (Aberto ao público.)

CRAS

09/08 (14h) - Trabalhando o direito da criança desde o Seio Materno.

 

BAIRRO VALE VERDE

EMEB “Vereador Durval Xavier de Souza“

Durante a semana as crianças farão o preparo de receitas com aproveitamento total dos alimentos seguido de degustação.

01/08 à 05/08 – Envio de bilhetes informativos para a família através da agenda sobre o aproveitamento total dos alimentos.

01/08 à 05/08 - Exposição de cartazes informativos pela unidade escolar.

05/08 (18h30) - Atividade para a família: palestra com nutricionista, preparo de receitas e degustação.. (Aberto ao público.)

Cada família receberá um caderno com receitas de aproveitamento total dos alimentos.

USF Conrado Vaz Guimarães Filho EGO

05/08 (10h) - Conversando sobre Amamentação com a Fonoaudióloga Ângela InforzatoCardinalli.

 

JARDIM COLINA DA SERRA

EMEB “Eliza Zacharias Vecchio”

TEMA: Aproveitamento integral dos alimentos, diga não ao desperdício!

02/08 – Envio de texto informativo para os pais: O desperdício dos alimentos e a diferença entre “aproveitamento” e “reaproveitamento” dos mesmos.

03/08 – B I e II: Degustação de gelatina preparada com a água do cozimento da beterraba.

04/08 – Mat. I e II: Preparação e degustação de suco feito com a casca do abacaxi, degustação de torta de talos e folhas.

05/08 (16h às 17h) - Atividade para a família: Apresentação e degustação das receitas realizadas com as crianças durante a semana.. (Aberto ao público.)

 

BAIRRO VILAREJO:

USF Vilarejo – “Irmãos Bruno e PhelipeZacchiSpina”

01/08 (14h) – Teatro com fantoches – tema: Aproveitamento total dos alimentos. (Aberto ao público.)

03/08 (14h) – Grupo de famílias grávidas com exibição do vídeo “9 meses”. (Aberto ao público.)

05/08 (14h) – Curso de Shantala: massagem indiana para bebês.

(Aberto ao público.)

 

EMEB “Menina Lavínia Mendes Gomes”

04/08 (19h) - Diga Não ao Desperdício. Atividade para a família: Palestra, preparo e degustação de receitas com aproveitamento total dos alimentos. (Aberto ao público.)

EMEB “Prof Lucy Franco Montoro”

05/08 (19h) - Oficina de aproveitamento total dos alimentos. Palestra com a nutricionista dra. Aparecida S. Santos Zanqueta. Preparo e degustação de receitas.

PINHAL

U.S.F. “EmiliaStephaniSimionato”

02/08 (10h às 11h30) -Teatro lúdico com tema “Alimentação” coordenado pelo Dr. Victor integrante de um grupo dos Doutores da Alegria da região de Botucatu. (Aberto ao público.)

03/08 (9h às 10h) - Grupo de famílias grávidas monitorado pela enfermeira Marina com tema “Aleitamento Materno”. (Aberto ao público.)

 

EMEB “Maria Tereza Ronconi Lopes”

02/08 (8h às 10h) - Oficina: É brincando que se aprende.

Serão realizadas brincadeiras que estarão focadas na parte motora e sensorial com os alunos do Berçário II, Maternal I e Maternal II.

03/08 (16h às 17h) - Oficina Lúdica: O dia de quem cuida de mim. Neste dia os alunos terão a oportunidade de receber na EMEB a visita de quem cuida deles (vó, vô, tio, tia, mãe, pai, enfim um momento de amor e carinho).

•        Jogos e brincadeiras;

•        Atividade de pintura com guache.

(Aberto ao público.)

04/08 (8h às 10h) - Oficina: Aproveitamento total dos alimentos. Alunos do Berçário II, Maternal I e Maternal II, juntamente com as educadoras, realizarão uma oficina de receitas com aproveitamento total dos alimentos: torta de talos de legumes e um suco de casca de abacaxi, seguido de degustação.

 

05/08 (16h às 17h) - Atividade com a família: palestra, preparo e degustação de receitas deliciosas e nutritivas, e entrega de um livrinho de receitas.

 

JACARÉ:

EMEB “Vereador Di Tumani”

02/08 (18h) - Atividade c/ a família:

Palestra com a nutricionista Renata, com dicas de aproveitamento total de alimentos e preparo de uma receita junto aos pais onde poderão degustar do saboroso prato. (Aberto ao público.)

01/08 à 05/08 (9h30) - Preparo de receita com aproveitamento total de alimentos junto com os alunos sendo uma classe por dia e todos da unidade educacional irão degustar (maternal II A-02/08, maternal II B – 03/08 e maternal II C-04/08). (Aberto ao público.)

 

EMEB “Menino Claudio Giannini”

Tema: “Descobrindo sabores”.

Preparação de receitas por representantes da comunidade e com a participação dos alunos.

9h às 11h oficina com as crianças e 14h às 16h degustação com os alunos.

02/08 – Oficinas bolos e chás.

04/08 – Oficinas salgados e sucos.

05/08 (16h às 17h) – Informativo de saúde e culinária. (Aberto ao público.)

 

Centro de Referência Integrado da Criança e Adolescente (CRICA)

02/08 (13h30) - Início dos grupos de orientação aos familiares de crianças de 0 a 6 anos com a psicóloga dra. Juliana Oliveira.

03/08 (8h) - Oficina de aproveitamento total de alimentos com a nutricionista dra. Rita Moraes Hollo. (Aberto ao público.)

 

Centro de Referencia e Assistência Social (CRAS)

11/08 (14h) – Trabalhando o direito da criança desde o Seio Materno.

BAIRRO BANANAL:

USF “Dario Mori Romani”

04/08 (14h) - Roda de conversa: A importância da amamentação para os bebês e para as mães.(Aberto ao público.)

 

CENTRO:

EMEB Nossa Senhora D’Aparecida

01/08 a 05/08 – Exposição de cartazes informativos nos corredores da escola e envio de folheto nas agendas dos alunos sobre o tema.

03/08 – Cada sala realizará uma receita diferente sobre com aproveitamento total dos alimentos e socializar entre eles.

04/08 (16h) – Atividade para a família: Degustação de receitas com aproveitamento total dos alimentos. Entrega de livrinho com receitas.(Aberto ao público.)

 

CSIII: USF Hermógenes de Godoy

03/08 -Alimentação eNutrição no Desenvolvimento Mental da Criança

8h30 - Palestra com Enfermagem e Nutricionista.

14h - Roda de conversa com pediatra Dra. Sonia: Reformulando a pirâmide da alimentação e promovendo desenvolvimento infantil através do alimento.

08h30 as 15h30 - Atividades Lúdicas com enfermagem e agentes de saúde, conhecendo nosso corpo com os nutrientes obtidos através do alimento.

 

Santa Casa de Cabreúva

17/08 e 19/08 | 24/08 e 26/08 - II Curso de Promoção ao Aleitamento Materno de Cabreúva para profissionais de saúde da Santa Casa e da rede municipal de saúde. Carga horária: 20 horas.

 

 

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Fonte: Decom Cabreúva
Autoria: Luana Moreira
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

18 ABR

Diretoria do Conselho Municipal do Idoso encerra mandato

18 ABR

Vaga aberta para estágio em Pedagogia

17 ABR

Convite: Inauguração da nova Praça do Bonfim

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.