Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Home

28 MAI

Secretaria de Saúde faz audiência de prestação de contas on-line


Atualizado em 28 Mai 2020 às 04h

 

Em cumprimento à lei federal 8.689/93, a Secretaria de Saúde de Cabreúva realizou na tarde desta quinta-feira (28) audiência pública para prestação de contas do 1º quadrimestre de 2020 (de janeiro a abril). Devido à necessidade de distanciamento social, em função da pandemia de coronavírus (covid-19), a audiência foi realizada on-line, por um aplicativo de reunião virtual.

 

A pandemia do coronavírus foi o principal assunto tratado durante a audiência. Mas, apesar do cenário atual, a secretária de Saúde, Rita Hollo, mostrou aos vereadores que o atendimento não parou. Foram realizadas na rede de atenção básica quase 17 mil consultas (pediatra, clínico geral, ginecologista, médico da família e odontologia) nesse período. "Mesmo com a suspensão das consultas eletivas agendadas, as unidades continuaram fazendo atendimento por livre demanda", explicou.

 

Destaque também para a atenção farmacêutica, que realizou 42 mil atendimentos de janeiro a abril, distribuindo mais de 3 milhões de unidades de medicamentos.

 

Coronavírus – Sobre o coronavírus, a secretária Rita Hollo destacou a criação do Comitê de Protocolos e Fluxos, no dia 3 de fevereiro. “Começamos a tratar do assunto, a elaborar um Plano de Contingência Municipal, antes de o Brasil confirmar o primeiro caso da doença”, lembrou.

 

Desde então, foram realizadas inúmeras ações de enfrentamento ao coronavírus, especialmente na área da Saúde, como adequação da Santa Casa e da UPA com espaço isolado para receber os pacientes com suspeita da doença, treinamento das equipes, aquisição de EPIs (equipamentos de proteção individual) e de respiradores (para ampliação de leitos semi-intensivos), higienização de ruas e calçadas, barreiras sanitárias, vacinação em sistema drive-thru, atendimento psicológico via WhatsApp e divulgação de boletins informativos sobre a situação na cidade.

 

A secretária esclareceu ainda algumas dúvidas dos vereadores em relação aos protocolos para realização dos exames e testes rápidos para covid-19, além do acompanhamento dos pacientes com suspeita da doença. “Em muitos casos, o contato do paciente não está atualizado. Algumas vezes, o paciente não atende ao telefone. Existe essa dificuldade. Mas entramos em contato com todos”, afirmou.

 

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Assuntos relacionados: saúdeaudiência pública
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

21 JUN

Cabreúva inaugura primeira sede oficial da Defesa Civil

20 JUN

Campeonato Paulista de Futsal Down 2024 começa dia 09

19 JUN

Alunos da EMEB Prof. Jaira Batista concluem o programa Bombeiros na Escola

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.