Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Home

09 MAR

Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social promove encontros no Dia da Mulher


O Dia da Mulher foi comemorado nos quatro equipamentos da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (CRAS Bonfim, CRAS Jacaré, CREAS e Núcleo de Atendimento) e em todos os eventos, as mulheres foram convidadas a refletir sobre as novas concepções de identidade feminina, tanto no aspecto individual quanto no aspecto social, através de rodas de conversas, dinâmicas de grupo, chá da tarde e outras atividades.

As mulheres que participaram também obtiveram informações básicas sobre como acionar a rede de proteção.

Os CRAS e Núcleo de Atendimento optaram por trabalhar as questões pertinentes à data através de rodas de conversa, já CREAS ampliou as ações para espaços públicos, instalando faixas com frases de encorajamento feminino foram confeccionadas e afixadas nos pontos de maior circulação do município.

Já o CREAS desenvolveu atividades como o “Varal de Reflexões”, em que cada participante retirava do varal um bilhete reflexivo sobre a condição, as possibilidades e os questionamentos com relação a “jargões” feitos sobre as mulheres. Foi uma ideia inicial de intervenção na região do Jacaré, o varal foi fixado em dois pontos de ônibus do Boulevard, em um ponto de ônibus da Rua Fernando Nunes e em frente ao CREAS.

Frases como “lugar de mulher é onde ela quiser”, “mulher é piloto de fogão (e de carro, e de trator, e de caminhão, e de avião,...)”, “cada mulher é bela a sua maneira, não rotulem as mulheres, respeite-as”, entre outras estavam nos bilhetinhos com a hashtag #8DEMARÇOCABREUVA, também como forma de movimentar as redes sociais. “Observamos os visitantes do CREAS, vizinhos e passantes retirarem os bilhetes e todos pareciam bem interessados nas mensagens. Findamos o dia sem bilhetes nos pontos fixados, o que demonstra termos atingido um dos objetivos do dia”, comentou Ezilda Aparecida Candiani, coordenadora do CREAS.

O CREAS também realizou o evento “Chá Lilás”, com objetivo de criar identidade social. Houve uma roda de apresentação e um breve histórico do dia 8 de março, seu surgimento, as reivindicações sociais das mulheres trabalhadoras e alguns símbolos do movimento feminista como o “batom vermelho”, que foi marca das manifestações das sufragistas e é uma forma de destacamento não só da beleza da mulher, mas principalmente de sua fala.

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Assuntos relacionados: Dia da MulherCrascreas
Autoria: Jaqueline Rosa
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

19 ABR

Gestantes visitam a maternidade da Santa Casa

18 ABR

Diretoria do Conselho Municipal do Idoso encerra mandato

18 ABR

Vaga aberta para estágio em Pedagogia

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.