Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Home

26 NOV

Saúde e Educação irão inaugurar Centro de Referência à Criança e ao Adolescente


As Secretarias da Saúde e da Educação se reuniram em um importante projeto: criar, em um espaço único, um centro de atendimento à saúde mental da criança e do adolescente. O objetivo é que trabalhos de psicólogas clínicas e escolar, psiquiatras e psicopedagogas sejam integrados em único espaço. O local escolhido fica na Rua Espírito Santo, no Jacaré, e deve ser inaugurado na primeira semana de dezembro.

Daniel Ercolin de Carvalho, coordenador da Saúde Mental, comentou que a mudança irá transformar a funcionalidade do trabalho da equipe. “Atualmente, existe um problema de articulação entre os profissionais da Saúde e da Educação que o novo espaço irá extinguir. Com todos os profissionais reunidos no mesmo espaço e trabalhando juntos, o atendimento será ainda melhor”, explicou. 

A criação desta nova estrutura irá otimizar os trabalhos, é o que destaca o prefeito Henrique Martin. “Nossas secretarias estão se empenhando para que a população possa ter um atendimento específico e de qualidade, por isso a criação de centro de atendimento à saúde mental da criança e do adolescente, que centraliza os atendimentos e ações nessas áreas”, afirmou o chefe do executivo.

Segundo Daniel, o novo espaço irá aproximar profissionais da Saúde e Educação e permitir o trabalho conjunto tanto com as crianças quanto com os pais.

Talita Giacomini, psicóloga da Saúde, considera a parceria entre as pastas imprescindível. Segundo ela, o espaço atual é muito ruim e a mudança é mais do que urgente. “Mas não é apenas uma questão de espaço ou local. A mudança será importante para o desenvolvimento do trabalho e dos atendimentos realizados”, disse.

Segundo Elaine Soares da Silva Molero, psicóloga escolar, “a criança é uma só, mesmo que ela precise de diferentes cuidados. Então, os profissionais precisam trabalhar juntos, baseados na necessidade daquela criança”. 

Já Amanda Zanão Romão, psicopedagoga, considera que o projeto surgiu da necessidade dos profissionais de desenvolverem um trabalho em rede. “Chega uma hora que o trabalho do psicopedagogo precisa do apoio de outros profissionais”, comentou. E completou: “As necessidades das crianças que atendemos apontavam para um trabalho coletivo”.

Elaine também atenta para dois fatores importantes: com o atendimento otimizado pela aproximação dos profissionais diminuirão os encaminhamentos para outros serviços da saúde e os casos serão solucionados mais rapidamente. “A tendência é que o tempo de atendimento diminua e para o os pais faz muita diferença saber que existe um time de profissionais que se importam com o caso de seu filho e, principalmente, que falam a mesma língua”, disse.

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Assuntos relacionados: cricasaúde mental
Autoria: Jaqueline Rosa
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

23 ABR

Cão mais premiado da GM se aposenta após 9 anos de serviço

19 ABR

Praça do Bonfim é inaugurada totalmente reformada

19 ABR

Gestantes visitam a maternidade da Santa Casa

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.