Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Home

12 MAR

Projeto diminui em quase 60% número de casos de pressão alta


Atualizado em 19 Mar 2024 às 09h

O programa “Saúde de Encontro”, realizado pela secretaria de Saúde em parceria com a secretaria de Esportes de Cabreúva, diminuiu em 59% o número de casos de pressão alta entre os participantes do grupo de ginástica do estádio municipal Tancredo Neves, no centro, durante o ano de 2023. O projeto leva os agentes de saúde da USF do bairro até o ginásio, onde eles realizam atendimentos como aferição de pressão, glicemia, peso, medição de circunferência entre outros, após as aulas. Esse atendimento acontece a cada dois meses e, durante este intervalo, os alunos são agendados para continuar o acompanhamento presencialmente na USF. Outros atendimentos multidisciplinares também são realizados, como palestras sobre nutrição e, o mais recente iniciado nesta semana, bate-papo com psicólogos. A ideia é que os alunos, a maioria idosos, sejam acompanhados regularmente para prevenir o desenvolvimento de doenças.

O programa começou no início de 2023 e o resultado tem sido positivo: dos 17 alunos que possuíam problemas de hipertensão, dez já conseguiram controlar a doença e apenas sete continuam a realizar tratamento com remédios, mas já com a situação estabilizada.

“O nosso objetivo é trazer os serviços que oferecemos na USF até os moradores e poder dar continuidade a esse atendimento com indicação a outros especialistas que a unidade oferece. Conseguimos já uma melhora muito grande na saúde dos alunos. A maioria deles são mulheres, idosas, viúvas ou que moram sozinhas, por isso agora também estamos trazendo um psicólogo para conversar e cuidar também do emocional delas.” conta o agente de saúde Daniel Nunes.

Maria Dirce Prado, uma das alunas da ginástica, começou a fazer as aulas sob recomendação médica. Professora aposentada, ela passava por uma depressão profunda após um AVC. Agora, já voltou a ter uma rotina junto com as amigas de atividade. “Hoje eu consigo caminhar melhor, com mais equilíbrio, além de melhorar a minha pressão. O grupo devolveu a minha confiança e sou muito grata a eles.” diz, emocionada.

A procura pela atividade física também aumentou: o número de alunos praticamente dobrou, passando cerca de 30 para 60 em menos de um ano. A professora de educação Física, Roseli Garcia, conta que até a disposição dos alunos melhorou após o início do projeto. “Hoje nós viramos uma família. Elas não faltam mais, são mais disciplinadas e melhoraram muito o rendimento nas aulas. É como se fosse um abraço, uma acolhida, elas se sentem ouvidas” afirma.

O programa “Saúde de Encontro” é realizado também nos bairros Vilarejo e Jacaré. Quem quiser participar dos grupos de ginástica, pode ir até o centro esportivo de seu bairro: 

 Centro, de terça e quinta, das 08h às 09h; Arena Jacaré, das 09:40 às 10:40 e no Silvia Covas (Vilarejo), de segunda e quarta, das 08h às 09h.

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Autoria: Imprensa
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

26 ABR

Cabreúva tem 434 casos confirmados de dengue

25 ABR

Emeb Maria Nilza Bicalho recebe novo laboratório de informática

23 ABR

Cão mais premiado da GM se aposenta após 9 anos de serviço

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.