Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Home

23 JAN

Projeto Guri visita mostra Gaudí: Barcelona, 1900


Trinta alunos do Projeto Guri Cabreúva, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e o Governo do Estado, tiveram uma segunda-feira bem diferente. Eles foram conhecer, ontem, 23, a mostra “Gaudí: Barcelona, 1900”, no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. A mostra traz peças originais e diversas maquetes de projetos do arquiteto Catalão, Antoni Gaudí, quatro delas em escalas monumentais, e peças entre objetos e mobiliário criados por Gaudí. Além disso, são apresentados cerca de 40 trabalhos de outros artistas e artesãos que compunham a avançada cena de Barcelona nos anos 1900.

Os alunos, com idade entre 9 e 16 anos, acompanhados pela coordenadora do ‘Guri’, Regiane Herculano, ficaram impressionados com a beleza do lugar e com a exposição rica em detalhes. Conduzidos desde o início por uma equipe da Artemis (uma das patrocinadoras da amostra), a garotada participou de uma atividade no ateliê do ‘Tomie’. Utilizando papéis, canetas e plásticos coloridos, eles foram convidados a criar uma fachada de construção bem diferente, com a forma que quisessem. As ‘obras’, passaram por recortes, colagens e se transformaram em fachadas iluminadas dentro de uma caixa feita com papéis brancos. A atividade teve como objetivo desconstruir a idéia de que as construções devem ser sempre em linhas retas e quadradas. Um preparo para o que eles veriam pela frente: a arte de Gaudí, cheia de formas e curvas que remetem as formas irregulares da natureza. Com uma monitora explicando cada detalhe da mostra, os alunos apreciaram e questionaram tudo o que viram.  

 

Alan Trick Pedroso, 15 anos, é aluno do curso de violão do ‘Guri’ e disse ter gostado muito da exposição. “Aqui a gente viu, através da arte, como as coisas podem ser diferentes. Não precisa ser tudo igual. Era tudo quadrado e Galdí revolucionou”, disse o jovem aluno. As crianças mais novas também aprenderam e se divertiram muito. “Gostei muito do lanchinho (risos), da catedral da Sagrada Família, inacabada até hoje, e de desenhar no ateliê”, disse o pequeno Vítor de Paula, 9 anos, aluno de cavaquinho no Guri.

Para quem quer ver de perto essa beleza a mostra fica em cartaz até o dia 5 de fevereiro e tem entrada gratuita às terças-feiras.

 

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Assuntos relacionados: projeto guriartestomie ohtake
Autoria: Adriana Gomes
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

23 ABR

Cão mais premiado da GM se aposenta após 9 anos de serviço

19 ABR

Praça do Bonfim é inaugurada totalmente reformada

19 ABR

Gestantes visitam a maternidade da Santa Casa

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.