Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Home

11

Profissionais da Saúde divulgam trabalho de auriculoterapia nas unidades de saúde


Atualizado em 11 Ago 2017 às 01h

Em comemoração ao primeiro ano do Programa de Práticas Integrativas e Complementares de Cabreúva (PICC), que abrange as práticas de auriculoterapia que são realizadas na rede municipal, a equipe das PICC (composta por duas fisioterapeutas, dois farmacêuticos e uma terapeuta ocupacional) está realizando uma semana de divulgação do programa para as equipes das unidades de saúde.

“O objetivo é esclarecer aos profissionais de saúde o que é o programa, como é realizado, a que público é direcionado e os resultados efetivos e resolutos a baixo custo obtidos durante este um ano de trabalho”, explicou Yara Maria Christofoletti Branco, terapeuta ocupacional.

O protocolo estabelecido pela Secretaria de Saúde é o de atender pacientes com dores crônicas, mas segundo os profissionais, o efeito acaba indo além da dor. O encaminhamento acontece através de guia emitida pelo médico da unidade de saúde. O paciente é avaliado pela equipe das PICC, que define se o mesmo se enquadra no público alvo.

Silvana Camargo, farmacêutica, explicou que a Auriculoterapia é uma das técnicas da Medicina Tradicional Chinesa e que visa a harmonização do organismo por meio de estímulos de pontos específicos na orelha, que é um microssistema, do qual podem ser acionados órgãos e vísceras, tecidos e estruturas do corpo humano.

Kátia Aparecida Buscato, que também é fisioterapeuta, explicou que muitas vezes o paciente vai fazer o tratamento de auriculoterapia contra a dor, porém a orientação vai muito além. “Nós buscamos incentivar uma alimentação mais saudável, a prática de atividades físicas, coisas que contribuam para a qualidade de vida como um todo, para que aquela pessoa, além de se livrar da dor, tenha um sono melhor, menos ansiedade, mais disposição e esteja menos propensa a ficar doente e precisar de medicamentos”, disse.

A equipe das PICC esteve nas unidades de saúde do Bonfim, Vilarejo, Bananal, Pinhal, Centro e Vale Verde entre os dias 8 e 11. Outras unidades serão visitadas na próxima semana.

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Assuntos relacionados: práticas integrativasauriculoterapia
Autoria: Jaqueline Rosa
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

23 ABR

Cão mais premiado da GM se aposenta após 9 anos de serviço

19 ABR

Praça do Bonfim é inaugurada totalmente reformada

19 ABR

Gestantes visitam a maternidade da Santa Casa

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.