Profissionais da Saúde divulgam trabalho de auriculoterapia nas unidades de saúde - Prefeitura de Cabreúva
        
        
        
        
        
        
        
        
        
        
        
        

        

        
        
        

        
        
        
        
        
        

        
        

        
        

        
        
        
                        
        

		
		


    



Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Notícias - Home

11

Profissionais da Saúde divulgam trabalho de auriculoterapia nas unidades de saúde


Atualizado em 11 Ago 2017 ás 01hs

Em comemoração ao primeiro ano do Programa de Práticas Integrativas e Complementares de Cabreúva (PICC), que abrange as práticas de auriculoterapia que são realizadas na rede municipal, a equipe das PICC (composta por duas fisioterapeutas, dois farmacêuticos e uma terapeuta ocupacional) está realizando uma semana de divulgação do programa para as equipes das unidades de saúde.

“O objetivo é esclarecer aos profissionais de saúde o que é o programa, como é realizado, a que público é direcionado e os resultados efetivos e resolutos a baixo custo obtidos durante este um ano de trabalho”, explicou Yara Maria Christofoletti Branco, terapeuta ocupacional.

O protocolo estabelecido pela Secretaria de Saúde é o de atender pacientes com dores crônicas, mas segundo os profissionais, o efeito acaba indo além da dor. O encaminhamento acontece através de guia emitida pelo médico da unidade de saúde. O paciente é avaliado pela equipe das PICC, que define se o mesmo se enquadra no público alvo.

Silvana Camargo, farmacêutica, explicou que a Auriculoterapia é uma das técnicas da Medicina Tradicional Chinesa e que visa a harmonização do organismo por meio de estímulos de pontos específicos na orelha, que é um microssistema, do qual podem ser acionados órgãos e vísceras, tecidos e estruturas do corpo humano.

Kátia Aparecida Buscato, que também é fisioterapeuta, explicou que muitas vezes o paciente vai fazer o tratamento de auriculoterapia contra a dor, porém a orientação vai muito além. “Nós buscamos incentivar uma alimentação mais saudável, a prática de atividades físicas, coisas que contribuam para a qualidade de vida como um todo, para que aquela pessoa, além de se livrar da dor, tenha um sono melhor, menos ansiedade, mais disposição e esteja menos propensa a ficar doente e precisar de medicamentos”, disse.

A equipe das PICC esteve nas unidades de saúde do Bonfim, Vilarejo, Bananal, Pinhal, Centro e Vale Verde entre os dias 8 e 11. Outras unidades serão visitadas na próxima semana.

Autoria: Jaqueline Rosa
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

16 OUT

Defesa Civil realiza panfletagem sobre operação Corta Fogo em Cabreúva

16 OUT

Meio Ambiente realiza campanha de sensibilização para construção de fossas sépticas na Zona Rural de Cabreúva

16 OUT

Parceria entre a Secretaria de Agronegócio e Meio Ambiente executam Projeto Piloto de Compostagem dos Resíduos de Podas

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2017 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.