Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Home

19 JAN

Primeiro mamógrafo de Cabreúva vai zerar a fila de espera em dois meses


Atualizado em 19 Jan 2024 às 10h

O primeiro mamógrafo da história de Cabreúva foi inaugurado nesta sexta-feira, dia 19, no Centro de Especialidades Médicas no Jacaré, já com atendimento a pacientes que estavam na fila de espera há meses. Atualmente, a fila de espera por uma mamografia em Cabreúva tem cerca de 800 pacientes, que aguardam de 6 a 8 meses para realizar o exame em cidades da região, por meio da regulação do Governo do Estado, que disponibiliza para Cabreúva cerca de 40 vagas por mês. Agora com o novo equipamento próprio, o município tem a capacidade de realizar até 50 exames por dia. O novo mamógrafo irá zerar essa fila em dois meses e atender cerca de 50 pessoas por semana. Assim que a demanda da cidade for suprida, a intenção é integrar o aparelho na rede SUS e atender outras pacientes da região.

“Quem passa por um tratamento oncológico sabe a importância de descobrir o diagnostico precocemente. Antes, a paciente precisava aguardar meses, perder o dia de trabalho e ir até Jundiaí para realizar o exame. Agora, em menos de uma hora ela já poderá voltar ao trabalho e estar com seus exames em dia. É uma satisfação muito grande poder deixar um legado de muito trabalho e entregar mais um aparelho para a nossa cidade – a saúde é prioridade para mim e para o município” declarou o prefeito Antonio Carlos Mangini, durante a cerimônia de inauguração. Também estavam presentes a vice-prefeita Noemi Bernardes e o secretário de saúde, Maurício Pavani.

Com um investimento de cerca de R$ 1,4 milhões, o novo equipamento foi comprado com recursos próprios da Prefeitura com auxílio da Câmara Municipal de Cabreúva, que devolveu aos cofres públicos cerca de 115 mil reais referentes ao orçamento público do ano de 2021, que não foi utilizado. “É um marco muito importante para a nossa cidade. Com esse aparelho, nós vamos conseguir aumentar os atendimentos, diminuir o número de faltas, melhorar o diagnóstico e consequentemente melhorar a saúde da nossa população” afirmou Pavani, secretário de saúde.

Após a rápida cerimônia de inauguração, as pacientes já começaram a ser atendidas no Centro de Especialidades. Nesta sexta, 45 pacientes que estavam aguardando na fila já irão realizar o exame. Dona Ilía Leme da Silva, moradora do Jacaré, foi a primeira paciente a ser atendida. “Há muitos anos eu faço a mamografia anualmente, no AME em Jundiaí. Nos últimos meses eu estou cuidando do meu marido, que está acamado, e não conseguiria fazer o exame se tivesse que ir para outra cidade. Agora aqui do lado de casa eu consigo vir rapidinho e fico mais tranquila. O exame foi ótimo, fui muito bem atendida, gostei muito” contou.

 

Avanços na Saúde em Cabreúva
Além da entrega de novos equipamentos, a Prefeitura de Cabreúva também está investindo em obras para melhorar o atendimento da saúde na cidade. No segundo semestre, está prevista a entrega do novo Complexo de Urgência e Emergência do Jacaré, construído em terreno próprio, que terá capacidade de atendimento 50% maior que a atual UPA, além de estacionamento próprio e um espaço físico com o triplo do tamanho do atual prédio. Outra obra que está em estágio avançado é a reforma e ampliação da Santa Casa, que terá mais 25 leitos, inclusive com UTI, passando dos atuais 14 para 39 leitos. A construção de um novo posto de saúde para o Vale Verde, pedido antigo dos moradores do bairro, também já está em andamento e tem entrega prevista para o segundo semestre. “A nossa gestão trouxe ultrassom, agora um mamógrafo e estamos em vias para comprar também um tomógrafo. Era um sonho que eu tinha em melhorar a saúde e nós vamos conseguir. Uma cidade nunca está pronta, está sempre em construção, mas eu tenho certeza de que vamos conseguir avançar muito ainda” completou o prefeito Mangini.

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Autoria: Imprensa
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

26 ABR

Cabreúva tem 434 casos confirmados de dengue

25 ABR

Emeb Maria Nilza Bicalho recebe novo laboratório de informática

23 ABR

Cão mais premiado da GM se aposenta após 9 anos de serviço

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.