Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Home

29 MAR

Prefeitura realiza compostagem com resíduos de poda de árvores


Atualizado em 29 Mar 2019 às 09h

A compostagem é a "reciclagem dos resíduos orgânicos", uma técnica que permite a transformação de restos orgânicos (sobras de frutas e legumes e alimentos em geral, podas de jardim, trapos de tecido, serragem, etc) em adubo, por meio de um processo biológico que acelera a decomposição do material orgânico, tendo como produto final o composto orgânico.

 

Por meio da compostagem é possível recuperar os nutrientes dos resíduos orgânicos e levá-los de volta ao ciclo natural, enriquecendo o solo para agricultura ou jardinagem. Além disso, é uma maneira de reduzir o volume de lixo produzido, destinando corretamente um resíduo que se acumularia nos lixões e aterros.

 

A Secretaria de Meio Ambiente, Obras e Serviços Urbanos em parceria com a Secretaria de Agronegócio realiza a compostagem dos resíduos de poda das árvores, galhos e folhas recolhidos das ruas e praças do município. Esse material é encaminhado até uma área de Prefeitura, onde está localizada uma máquina que realiza a trituração dos galhos, equipamento este adquirido por meio Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP) através do bom desempenho do município no Programa Município Verde Azul.

 

Após a trituração deste material, o mesmo é agrupado em “leiras” às quais são adicionados uréia, esterco e terra, para que ocorra o processo de decomposição do material orgânico, dando origem ao composto que será utilizado na manutenção das praças públicas, em canteiros e hortas das creches e escolas do município, e no plantio de forma geral.

 

Este composto também encontra-se disponível para os munícipes, sendo necessário apenas entrar em contato com a Secretaria de Agronegócio pessoalmente ou pelo telefone  (11) 4528-1305.

 

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Autoria: Patricia Vergara
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

13 ABR

Prefeitura inaugura nova Praça do Pinhal

12 ABR

Inscrições abertas para projeto 'Meu Primeiro Emprego'

12 ABR

O Cine Vagão está de volta com muito anime!

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.