Prefeitura de Cabreúva realiza inspeção da fumaça preta na frota da Viação Lira - Prefeitura de Cabreúva
        
        
        
        
        
        
        
        
        
        
        
        
                

        
        
        

        
        
        
        
        
        

        
        

        
        

        
        
        
                        
        
        
        
        
        
        
        
        
        
        
        
        
        
        
        
          
        
        
        
        
        
        
        
        
        

		
		


    

Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Home

04 JUL

Prefeitura de Cabreúva realiza inspeção da fumaça preta na frota da Viação Lira


Atualizado em 12 Jul 2017 às 02h

A Secretaria do Meio Ambiente, Obras e Serviços Urbanos acompanhou a inspeção na frota de veículos movidos à diesel da Viação Lira, que é a responsável pela operação dos serviços de transporte público coletivo de passageiros em Cabreúva. Ao todo foram vistoriados 19 veículos e de acordo com a técnica em recursos hídricos, Gláucia de Sousa, que acompanhou a inspeção, o objetivo é evitar a emissão irregular de dióxido de carbono (CO2), a fumaça preta.

 

“A fumaça preta é um problema para o meio ambiente e para a saúde pública devido ao alto teor de poluentes. Por isso, a emissão fora dos padrões contribui para o surgimento e o agravo de doenças respiratórias, causa irritação dos olhos e garganta e diminui a resistência do organismo, podendo também agravar as doenças do coração”, explicou a diretora do Meio Ambiente Andrea Yoshikawa.

 

A inspeção veicular nos veículos a diesel atende às propostas do Programa  Estadual Município Verde Azul, por meio da diretiva Qualidade do Ar.

 

Durante a vistoria, os veículos passaram por teste com o aparelho denominado opacímetro, que mede a queima do combustível. Em caso de irregularidade, o veículo é retirado de circulação e é submetido à manutenção corretiva, explicou o encarregado do Setor de Manutenção da empresa Viação Lira, Clodoaldo de Almeida, que acompanhou as inspeções. Ele explicou ainda que os ônibus que se encontram de acordo com as normas recebem um selo com a data da vistoria, que foi fixado em local visível.

 

A inspeção veicular da fumaça preta nos veículos e máquinas a diesel ocorre desde 2013 e foram estabelecidas por meio das Leis Municipais nº 1902/2011 de 14/01/2011 (que estabelece o controle da poluição atmosférica através da inspeção da fumaça preta nos veículos e máquinas à Diesel) e nº 2077 de 08/10/2015 (que determina que as concessionárias de serviços públicos deverão realizar a inspeção veicular nos veículos à diesel) estabelecendo que  a empresa realize anualmente a inspeção da fumaça preta seus veículos e que esses relatórios sejam encaminhados para a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Obras e Serviços Urbanos.

 

 

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Fonte: Decom Cabreúva
Autoria: Luana Moreira
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

25 DEZ

Amistoso da terceira idade é marcado por alegria e confraternização

25 DEZ

Cabreúva recebe Mais dois veículos do Programa Nova Frota

25 DEZ

Previna-se: evento Prevenção na praça (Novembro Azul)

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2022 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.