Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Home

23 OUT

Prefeitura de Cabreúva realiza 600 atendimentos odontológicos gratuitos por mês


Atualizado em 23 Out 2019 às 03h

Com 12 consultórios e 600 atendimentos por mês, o Setor de Odontologia da Prefeitura de Cabreúva faz mais que cuidar dos dentes das pessoas. Graças aos investimentos feitos nos últimos anos, a Secretaria de Saúde quase triplicou o número de consultórios odontológicos de 2013 para cá.

 

“Até 2012, eram 5 consultórios odontológicos na cidade e hoje contamos com 12 consultórios para atendimento da população, com equipamentos de ponta, que se equiparam aos de consultórios particulares”, comentou Guacira Lopes, coordenadora do Setor.

 

Hoje, a cidade conta com consultórios odontológicos nas unidades de saúde do Centro, Bananal, Jacaré, Vilarejo, Bonfim, Caí e Pinhal, o que aproxima o serviço de saúde bucal da população e facilita o acesso e a continuidade do tratamento.

 

Além disso, os munícipes têm à disposição o serviço do Centro de Especialidades Odontológicas, uma frente do programa Brasil Sorridente, do Governo Federal. No CEO, são realizados tratamentos de periodontia e endodontia, diagnóstico do câncer bucal, cirurgias dos tecidos moles e duros e atendimento de portadores de necessidades especiais.

 

O setor dispõe de uma equipe com 14 odontólogos, 9 auxiliares de consultório, 1 auxiliar administrativo e 1 auxiliar de serviços, que atendem pacientes de todas as idades.“Os profissionais que atendem nas unidades de saúde são responsáveis pelo primeiro atendimento ao paciente e pelo encaminhamento ao CEO, se o caso for mais complexo”, disse Guacira.

 

Paulo José da Silva, paciente, conta que além de ser muito bem atendido e ter seus problemas resolvidos, ele ainda sai mais feliz do que entrou: “No CEO, a gente não só é bem cuidado, bem atendido, como ainda dá risadas, se diverte! Gosto muito de lá, os dentistas são muito bons!”

 

A paciente Eline Lima havia acabado de passar por uma cirurgia no CEO na manhã da quarta-feira (23), para extração de um dente, e conta que se sentia bem, sem dores. “Já é a segunda vez que passo no dentista aqui. Eles sempre tratam a gente muito bem e é muito bom ter um serviço de qualidade sem precisar pagar”, acredita.

 

Emocionada, a paciente conta que com o desemprego e as dificuldades para manter a família, não poderia cuidar dos dentes se precisasse arcar com o tratamento. “Não seio que seria de nós se não fosse esse trabalho! Só tenho a agradecer ao prefeito pelos investimentos na saúde”, garante, com lágrimas nos olhos. 

 

REDE DE CUIDADOS – Depois de ser atendida no Centro Especializado em Reabilitação (CEO) e fazer a cirurgia de extração de um dente, a paciente Eline Lima foi até a Policlínica Wilson Federzoni, sua unidade de saúde de referência, para retirar os medicamentos necessários. “Fui até a farmácia e peguei todos os medicamentos que preciso de graça! Isso também é muito bom, poder ir até lá e saber que terei os remédios que preciso”, conta.

 

Ela chama a atenção, também, para o fato de que, agora, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) possui uma farmácia. “Essa foi mais uma novidade do prefeito que eu adorei, porque quem passa em consulta já pega o remédio ali mesmo!”

 

BRASIL SORRIDENTE – Em 2016, a Prefeitura inaugurou o Centro de Especialidades Odontológicas e o manteve totalmente com recursos próprios até 2018, quando o CEO conseguiu a habilitação do Ministério da Saúde no Programa Brasil Sorridente.

 

“Para que a população não deixasse de ter o serviço necessário, o prefeito autorizou o investimento que criou o CEO e custeou com verbas municipais durante dois anos”, conta Guacira.

 

Uma das conquistas do CEO foi a possibilidade de realizar tratamentos de canal. Segundo a dentista Daniela Machado Moreira, especialista em endodontia, muitas vezes o tratamento de canal é realizado em uma única sessão. “Temos todos os equipamentos necessários para fazer o tratamento de forma automatizada, tudo muito moderno e eficiente! Sou muito feliz de trabalhar aqui, pois estou atuando na área que mais gosto”, comentou.

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Assuntos relacionados: odontologiaodontodentistas
Autoria: Jaqueline Rosa
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

25 ABR

Emeb Maria Nilza Bicalho recebe novo laboratório de informática

23 ABR

Cão mais premiado da GM se aposenta após 9 anos de serviço

19 ABR

Praça do Bonfim é inaugurada totalmente reformada

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.