Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Home

02 NOV

Parto humanizado: Santa Casa de Cabreúva é referência na região


Atualizado em 23 Nov 2015 às 00h

Profissionais da Santa Casa e da Secretaria de Saúde de Cabreúva participaram na terça-feira, dia 3, do Seminário Regional de Parto Humanizado, realizado pela Diretoria Regional de Saúde de Campinas (DRS7) em conformidade com os eixos de atuação definidos pelo Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância.

Na ocasião, os presentes puderam prestigiar a fala de Lázaro Francisco Pereira, um dos médicos que integraram o time de consultores da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV) que levou até as cidades da DRS7 ensinamentos para fortalecer a humanização do atendimento à gestante e ao recém-nascido.

Os consultores da Fundação estiveram em outras cinco cidades da região além de Cabreúva (Itupeva, Jundiaí, Louveira, Itatiba e Campo Limpo Paulista) primeiro para uma visita diagnóstica da maternidade, onde foram avaliados diversos itens da estrutura física e profissional do hospital. Em seguida, os consultores apresentaram as propostas de humanização do atendimento de pré-parto, parto e puerpério e ouviram os profissionais.

Para Cabreúva, os consultores sugeriram a implantação do quarto PPP (pré-parto, parto e puerpério), que é um sucesso na Santa Casa desde sua inauguração em 1º de junho, e da formação de um grupo de doulas, que também já atuam nos partos humanizados na cidade. “Está todo mundo seguindo o exemplo de Cabreúva no PPP”, disse Lázaro. Na terceira etapa, Cabreúva foi orientada a investir na comunicação entre a Santa Casa e a Atenção Básica, fortalecer o vínculo da gestante com a maternidade, realizar encontros de gestantes e implantar o plano de parto.

Cada cidade apresentou suas ações em prol da humanização do nascimento. Os profissionais de Campo Limpo Paulista disseram em sua apresentação que desejam conhecer a Santa Casa de Cabreúva para aprender mais.

O médico Eduardo Roberto de Paula Leite, responsável técnico da Santa Casa, apresentou aos colegas fotos e informações sobre o Quarto Semente, como foi chamado o quarto PPP (pré-parto, parto e puerpério). Eduardo também esclareceu que, em Cabreúva, toda gestante tem direito ao acompanhante e ao contato pele a pele com o bebê logo que ele nasce. Também são adotadas na cidade o corte do cordão umbilical apenas quando ele para de pulsar e a amamentação na primeira hora.

Eduardo também mostrou dados de quantidade de cesarianas e de partos normais, as taxas de episiotomias nas mães e aspiração nos recém-nascidos. Segundo o médico, hoje 58% dos partos realizados na Santa Casa são normais, número que evoluiu muito com o quarto PPP.

A psicóloga Juliana Oliveira falou sobre a importância de se estreitar a comunicação entre a maternidade e as unidades de saúde. Falou também do projeto Mamãe Eu Quero, no qual a fonoaudióloga Ângela Cardinalli orienta as mães sobre a amamentação logo que o bebê nasce e acompanha sua evolução durante o puerpério. A enfermeira Juliana Priule, da Atenção Básica de Cabreúva, falou aos presentes sobre os encontros de gestantes, realizados nas unidades de saúde, a agilidade em vacinar e agendar pediatras para recém-nascidos (até dez dias de vida), o acompanhamento da amamentação, o envolvimento das famílias, visitas agendadas à maternidade (em que mães tiram suas dúvidas e conhecem o Quarto Semente) e diversas outras ações da Secretaria de Saúde em prol do atendimento humanizado.

 

 

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Autoria: Jaqueline Rosa
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

25 MAR

Convite à População: Audiência Pública para a elaboração da LDO/2025

21 MAR

Boletim Epidemiológico da Dengue: 21/03

21 MAR

165 anos de Cabreúva: Fernando e Sorocaba fazem show gratuito

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.