Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Home

15 OUT

Parceria entre a Secretaria de Agronegócio e Meio Ambiente executam Projeto Piloto de Compostagem dos Resíduos de Podas


Atualizado em 18 Out 2017 às 01h

As Secretarias de Agronegócio e Meio Ambiente, Obras e Serviços Urbanos executam juntas o Projeto Piloto de Compostagem de resíduos de poda e também folhas recolhidos das áreas verdes da Prefeitura e das praças, os resíduos são encaminhados para a área institucional da Prefeitura de Cabreúva.

 

Nesta área, após serem picados em pequenos pedaços, os galhos são misturados com as folhas e acumulados em montes conhecidos como “leiras”. Com uma retroescavadora, o material é revolvido de tempos em tempos e disposto em leiras menores. O composto é misturado com ureia, terra e esterco de vaca ou galinha, oriundos de diversas propriedades rurais do município. Em tempos de seca, o caminhão pipa leva água para molhar as leiras. O composto produzido não fornece nutrientes as plantas, ele melhora a estrutura do solo e substitui o adubo químico que pode prejudicar o solo.

 

“A compostagem é um processo em que se produz adubo orgânico através da decomposição bioquímica de alguns resíduos, entre eles galhos, restos de folhas e excrementos de animais, cujo objetivo é melhorar o teor da matéria orgânica no solo”, informou o engenheiro agrônomo Jecel de Campos, da Secretaria Municipal de Agronegócio.

 

O composto orgânico vem sendo utilizado pela Prefeitura na manutenção do setor de jardinagem das praças públicas, na utilização de plantios, na construção de canteiros e hortas nas creches e escolas, além de ser doado para agricultores familiares para utilização no cultivo de hortaliças. O composto está disponível para toda a população e os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Agronegócio pelo 11 4528-1305.

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Fonte: Decom Cabreúva
Autoria: Thalita Marchiori
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

13 ABR

Prefeitura inaugura nova Praça do Pinhal

12 ABR

O Cine Vagão está de volta com muito anime!

12 ABR

Inscrições abertas para projeto 'Meu Primeiro Emprego'

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.