Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Home

18 OUT

'Meu Amigo de Quatro Patas' ensina crianças sobre guarda responsável e cuidados com animais


Atualizado em 18 Out 2019 às 05h

O amor, cuidado e respeito animais foram temas de uma aula para lá de especial, realizada na tarde desta sexta-feira (18) na Escola Municipal Professora Jaira Batista Santana da Silva, de Cabreúva. Tudo isso por conta do projeto ‘Meu Amigo de Quatro Patas’, que está passando por todas as unidades escolares da rede para levar à garotada lições para toda a vida.

 

O projeto é da Secretaria Meio Ambiente, Obras e Serviços Urbanos e é executado pelo CREADOCA, o Centro De Esterilização e Adoção de Cães e Gatos 'Heinz Dieter Seibel'. Na jornada pelas escolas, a equipe conta com uma parceria animal: o projeto Show Dog, da Guarda Municipal de Cabreúva, que na ocasião levou o experiente cão Dragon e a novata Athena, de apenas seis meses. Ambos levaram as crianças à loucura com demonstrações de obediência, comandadas pelos GMs Egídio, Anzolini e Robson.

 

“As crianças são muito participativas, interagem e nos contam histórias, tanto de maus tratos, quanto de acolhimento. Eles são nossos grande multiplicadores de conhecimento e esse é o objetivo do projeto”, comenta a coordenadora do CREADOCA, Rubênia do Vale, que mostrou para os alunos do terceiro ano muita informação relacionada à guarda responsável de cães e gatos, a importância da castração, de todos os cuidados e de não abandonar os animais.

 

Rubênia também arrancou depoimentos das crianças sobre os famosos ‘cachorros comunitários’, aqueles que vivem nas ruas mas são cuidados pelos moradores dos arredores. Ela aproveitou a oportunidade para incentivar as crianças a dar água e alimentá-los. “São geralmete animais bem cuidados, que têm o apoio de toda uma comunidade.”

 

A secretária de Meio Ambiente, Obras e Serviços Urbanos falou às crianças sobre o privilégio de ser escolhido para ser dono de algum animal. “Quem tem um cão, gato, pássaro e até um boi pode ter a certeza de que tem o amigo mais fiel do mundo”, disse. Ela comentou ainda que a sensibilização nas escolas tem dado grandes resultados. “As crianças levam a informação para os pais e familiares.”

 

As crianças aprovaram a atividade. “Achei muito importante saber mais sobre a adoção e de como é ruim para o animal quando ele é abandonado”, comentou Emilly Vitória Carnaúba Miranda, de 9 anos. Assim como ela, Maísa Sabino, de 9 anos, também gostou. “O assunto é muito interessante”, disse ela, que tem um cachorro.

 

A equipe também distribuiu panfletos educativos para as crianças e ressaltou o papel do CREADOCA no município. O espaço realiza a castração de cães e gatos gratuitamente para pessoas de baixa renda. Além disso, tem mais de 140 animais disponíveis para a adoção. Vale lembrar que o órgão não faz recolhimento de animais. Para saber mais, o telefone é 11 4409-1056.

 

 MAIS – A equipe do Canil da Guarda Municipal de Cabreúva encantou as crianças com os números apresentados no Show Dog. O GM Egídio Acácio de Lima destacou que o projeto tem como foco mostrar que a Guarda Municipal é amiga das crianças e da comunidade. “É uma aproximação importante e necessária." 

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

23 ABR

Cão mais premiado da GM se aposenta após 9 anos de serviço

19 ABR

Praça do Bonfim é inaugurada totalmente reformada

19 ABR

Gestantes visitam a maternidade da Santa Casa

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.