Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Home

13 DEZ

MARCO HISTÓRICO: Santa Casa de Cabreúva recebe prêmio estadual por humanização do parto


Atualizado em 14 Dez 2018 às 02h

Um momento histórico para Cabreúva: na quinta-feira, 13, a Santa Casa de Cabreúva recebeu um prêmio de destaque estadual por seu trabalho de humanização do parto. A premiação foi de responsabilidade do Governo do Estado e da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, que avaliaram 132 práticas municipais em prol do desenvolvimento infantil.

Chamado para discursar, o prefeito Henrique Martin relembrou os anos de reconstrução da Santa Casa. “Quando nós assumimos a prefeitura, estávamos com um hospital sucateado, tivemos a Santa Casa fechada e graças a Deus resolvemos a questão do hospital e fizemos a lição de casa bem feita! Prova disso são as conquistas no âmbito da humanização, que serão apresentadas aqui hoje”, disse o prefeito.  Henrique relembrou também a inauguração e a ampliação da Estratégia Saúde da Família durante o seu mandato, que muito contribui com o processo de acolhimento, humanização e aproximação das famílias com os serviços de saúde.

“Foi muito prazeroso ver essa transformação, essa revolução na maternidade. Fomos aprendendo e desenvolvendo junto à equipe, colhendo os resultados rapidamente. Conseguimos inverter nossa taxa de cesariana, mês passado fechamos com 80% de partos normais, e nosso índice de episiotomia é de 15%”, disse Dr. Eduardo Leite, diretor técnico da Santa Casa, recebendo calorosos aplausos dos presentes ao apresentar cada dado.

Diante do reconhecimento estadual, a partir do qual todos os 645 municípios do Estado terão conhecimento sobre as práticas selecionadas, o prefeito Henrique Martin garante: “É apenas o começo! Vamos continuar avançando e servindo de inspiração e referência não apenas para o Estado de São Paulo mas, quem sabe, para todo o Brasil!”

Primeiríssima Infância

O São Paulo Pela Primeiríssima Infância é um programa do Governo do Estado, articulado pelos municípios, pela promoção do desenvolvimento integral da criança (desde a gestação até os 3 anos) através da qualificação dos serviços de Saúde, Educação e Assistência Social.

O Programa chegou à Cabreúva em 2012, através da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal. Em 2013, o prefeito Henrique Martin assinou o compromisso com o programa, que foi fortalecido e expandido nos anos seguintes. Em 2013, o Programa alcançou 41 municípios do Estado e em 2016, houve o acordo para a expansão para 101 municípios paulistas.

Na Santa Casa, o trabalho de humanização do parto começou em junho de 2015, com a inauguração do primeiro Quarto Semente, sendo fortalecido com a chegada das enfermeiras obstetras, criação do comitê de aleitamento materno, capacitações, treinamentos, ampliação do Quarto Semente (que agora conta até com banheira), entre outros.

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Autoria: Jaqueline Rosa
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

25 ABR

Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente realizou uma reunião conjunta com a Comissão Municipal de Institucionalização da Educação Ambiental.

23 ABR

Cão mais premiado da GM se aposenta após 9 anos de serviço

19 ABR

Praça do Bonfim é inaugurada totalmente reformada

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.