Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Home

24 JUN

Henrique visita aterro sanitário com representantes da Cetesb, Estado e Eppo, e diz: 'Queremos nota 10'


Atualizado em 24 Jun 2018 às 10h

O aterro municipal de Cabreúva recebeu elogios do coordenador do Programa Município VerdeAzul, José Walter Figueiredo. Ele visitou o local na tarde desta quinta-feira (21), acompanhado pelo prefeito Henrique Martin, pela secretária municipal de Meio Ambiente, Obras e Serviços Urbanos, Rosimeire Rabelo Santos Timporim, pelo presidente da Eppo Cidades Inteligentes, José Carlos Ventre, e pelos vereadores Rodrigo Santi e Marlucia Valente.

Rosi explicou a Figueiredo sobre os cuidados que a Prefeitura tem para manter o aterro funcionando no nível de qualidade atual (o aterro sanitário de Cabreúva recebeu a nota 9,7 da Cetesb, no conceito denominado Índice de Qualidade de Resíduos (IQR), atribuído pelo órgão.

Da mesma forma, o prefeito Henrique Martin lembrou que o aterro havia sido multado e estava quase sendo interditado pela Cetesb em 2013, logo que ele assumiu a administração do município.

"O aterro tinha nota 6,9, não atendia a inúmeros requisitos e precisava de uma mudança total em sua gestão para operar com eficiência, em segurança e para atender aos padrões ambientais", explicou Henrique.

Henrique prosseguiu: "Começamos a trabalhar e a recuperar o aterro com diversas ações, mas a guinada veio a partir de uma Parceria Público-Privada (PPP) firmada entre o município e a Eppo".

Nesse sentido, a Eppo assumiu a gestão e passou a implantas as ações necessárias para o bom funcionamento do local.

A secretária de Meio Ambiente, Obras e Serviços Urbanos, Rosi Timporim, comentou que, embora caiba aos municípios a busca de soluções para atender ao que determina a Política Nacional de Residuos Sólidos, poucas são as cidades que, de fato, tomam a frente e não ficam esperando pela ajuda do Estado para implementar as próprias ações.

Jose Carlos Ventre ressaltou que o trabalho realizado graças à PPP resultou em inúmeras mudanças e foi sendo implantado no município em diversas frentes. Henrique concordou: “Fizemos uma série de ações no município, com apoio da Eppo, como a implantação da coleta seletiva, a instalação do ecoponto (o segundo será inaugurado na próxima semana, no Vale Verde), o tratamento adequado e as ações de conscientização e de educação ambiental”, citou.

O grupo fez uma visita ao pátio de operações do aterro sanitário com acompanhamento do supervisor de Engenharia Ambiental da Eppo, Sérgio Marques.

Ao final, Henrique agradeceu à Cetesb (representada pelo engenheiro Elias Lima) “pelo voto de confiança dado ao aterro, no início da gestão, bem como ao apoio do Governo do Estado, através do Programa Município VerdeAzul. E finalizou: “Esta nota 9,7 está abaixo do que esperamos. Vamos em busca de uma nota dez!”

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Assuntos relacionados: Aterro sanitário
Fonte: Decom Cabreúva
Autoria: Carlos Santiago
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

23 ABR

Cão mais premiado da GM se aposenta após 9 anos de serviço

19 ABR

Praça do Bonfim é inaugurada totalmente reformada

19 ABR

Gestantes visitam a maternidade da Santa Casa

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.