Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Home

12 ABR

Geloteca oferece leitura ambientalmente correta


Atualizado em 12 Abr 2018 às 03h

Um dos programas ambientais de maior sucesso mantidos pela Prefeitura é a ‘Geloteca’ – uma geladeira que foi adaptada e adesivada, que funciona como uma ‘biblioteca’ volante e está colocada na praça Comendador Martins, no Centro Histórico de Cabreúva.

Criada em dezembro de 2016 pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, a geloteca, depois, passou a ser administrada em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Dentro da antiga geladeira, ficam alguns dos maiores ‘tesouros literários’ de todos os tempos.

Nesta quinta-feira, por exemplo, o estudante José Émerson Alves de Oliveira, de sete anos, passava pelo Centro da cidade ao lado da mãe (Arlany). Pararam, abriram a porta da geloteca e o garoto saiu com uma obra admirada em todo o mundo: “Emília no país da Gramática”, escrita por Monteiro Lobato.

“A geloteca tem livros para todos os gostos e para todas as idades”, confirma a bibliotecária Elisabete Mingotti que, entre outras atribuições, também ‘abastece’ o equipamento. Para exemplificar o quanto o programa é eclético, Bete posou para esta reportagem com exemplares de ‘Laços de família’ (de Clarice Lispector), ‘Quem ama, educa’ (de Içami Tiba), ‘Zélia, uma paixão’ (do mineiro Fernando Sabino) e ‘Trópico de Câncer’ (do norteamericano Henry Miller) – livros que serão colocados na geloteca nos próximos dias.

Quem chegar primeiro, leva. Os cabreuvanos habituados a fuçar a geloteca já sabem que é assim. O programa desenvolvido pela Cultura e Meio Ambiente prevê que seja uma troca de livros, ou seja, o leitor leva uma obra e deixa outra no lugar. Josefa Alves de Souza se diz uma espécie de ‘cliente assídua’ da geloteca. Mas confessa: “Preciso colocar mais livros, só tenho retirado”, diz, com um sorriso.

O que não chega a ser nenhum problema, como comenta Bete. “A proposta é pegue um, deixe outro. Mas nosso objetivo é de expandir o hábito e o gosto pela leitura então, mesmo que a pessoa não deixe nada, ficamos felizes com o interesse”.

Não é preciso nenhuma espécie de cadastro para participar. A secretária municipal de Meio Ambiente, Obras e Serviços Urbanos, Rosimeire Rabelo Santos Timporim, comenta a alegria do poder público em ver a população abraçando a iniciativa. “A geloteca é uma ideia que já deu certo”.

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Assuntos relacionados: Geloteca
Fonte: Decom Cabreúva
Autoria: Carlos Santiago
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

21 JUN

Cabreúva inaugura primeira sede oficial da Defesa Civil

20 JUN

Campeonato Paulista de Futsal Down 2024 começa dia 09

19 JUN

Alunos da EMEB Prof. Jaira Batista concluem o programa Bombeiros na Escola

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.