Ganha Tempo realiza 45 mil atendimentos em 2019 - Prefeitura de Cabreúva
        
        
        
        
        
        
        
        
        
        
        
        
                

        
        
        

        
        
        
        
        
        

        
        

        
        

        
        
        
                        
        
        
        
        
        
        
        
        
        
        
        
        
        
        
        
          
        
        
        
        
        
        
        
        
        

		
		


    

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02 DEZ

Ganha Tempo realiza 45 mil atendimentos em 2019


Atualizado em 02 Dez 2019 às 10h

Inaugurado em março de 2015, o Ganha Tempo Municipal atingiu uma marca importante em 2019: realizou 45 mil atendimentos no ano. São mais de três mil e setecentas pessoas todos os meses.

 

O equipamento reúne em um só lugar diversos serviços gratuitos à população, como o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), Emissão de RGs, Junta Militar, setor de Trânsito, Sebrae, Procon e a divisão de Protocolos.

 

O prédio funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e fica na rua Marajó, sem número, no bairro do Jacaré.

 

O telefone para contato é o (11) 4529-1780.

 

PAT

 

Os serviços do equipamento são utilizados frequentemente por empresas que buscam mão de obra. A missão do PAT é encurtar distâncias entre o contratante e quem procura novas oportunidades profissionais.

 

Em 2019, o Posto de Atendimento ao Trabalhador realizou sete mil atendimentos. Foram 1.100 carteiras de trabalho emitidas e outros 1.123 encaminhamentos para entrevista de emprego, em Cabreúva e na Região.

 

O PAT também faz todo encaminhamento para o cidadão requerer o seguro-desemprego. Em 2019, foram 2.446 procedimentos.

 

O cadastro soma informações e características de 19 mil pessoas. Só em 2019, mais de 900 novos perfis foram adicionados a esse banco de dados. O contato do PAT é o (11) 4529-7614. 

 

Trânsito

 

A divisão de Trânsito-Mobilidade recebe diariamente munícipes com dúvidas sobre infrações viárias, multas e documentação de veículos. Foram mais de 3 mil atendimentos em 2019.

 

O órgão também é responsável pela emissão do cartão do idoso e do deficiente, que autoriza o estacionamento do veículo em vagas exclusivas.

 

Foram emitidos 181 cartões de idoso e mais 18 para deficientes. O telefone do setor é (11) 4529-1780.   

 

Protocolo

 

A Divisão de Protocolos do Ganha Tempo documenta todas as demandas do cidadão em relação à Prefeitura.

 

Solicitação de vaga em creche, emissão de alvarás de funcionamento, aprovação de projetos, inscrição municipal, emissão de IPTU, certidão negativa de débito, certidão de valor venal de imóveis, emissão de guias para recolhimento de ISS (Imposto Sobre Serviço), alvará, habite-se... a lista é extensa.

 

Protocolado o requerimento, em média, o cidadão recebe uma devolutiva em até 15 dias úteis. O índice de resolutividade na primeira quinzena após a abertura de protocolo é superior a 70%. O contato é o (11) 4529-3322 ou 4529-7614, com Henrique ou Carlos.

 

Emissão de RGs

 

O Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (I.I.R.G.D) foi uma conquista para Cabreúva, já que incorpora uma estrutura similar a do Poupatempo estadual.

 

O espaço tem o objetivo de beneficiar o munícipe que busca serviços como a emissão de 1ª e 2ª via do RG e atestado de antecedentes criminais. Em 2019, o departamento soma mais de 21 mil atendimentos, mais de 3,3 mil RGs emitidos e outros 350 certidões de antecedentes criminais expedidos. Você também pode solicitar esse documento pela internet, basta clicar AQUI

 

Basicamente, o atendimento atende três etapas: quando o cidadão busca o serviço para obter informações; quando volta com a documentação necessária para foto e entrada no documento e, por fim, quando retira o RG.

 

A demanda cresceu quando, recentemente, a Secretaria Estadual de Educação exigiu que todas as crianças matriculadas na rede fossem portadoras do RG. 

 

Prazos

 

Pedidos de 1ª via de RG para crianças com até 5 anos levam, em mádia, 30 dias para ficar pronto.

 

Já a 1ª via do documento para quem tem entre 5 e 17 anos demanda aproximadamente 15 dias.

 

A segunda via do RG para qualquer idade leva um mês.

 

O órgão não emite a primeira via do documento para maiores de 18 anos.

 

O contato é no (11) 4529-3474, com Viviane. 

 

Junta Militar

 

A Junta Militar é responsável pela gestão dos assuntos relacionados ao Exército Brasileiro. Emissão de primeira e segunda vias do certificado de reservista, dispensa militar, Juramento à Bandeira e demais informações sobre alistamento – tudo passa pelo olhar do órgão.

 

Em 2019, a Junta somou 2,5 mil atendimentos à população. Também nesse ano, 600 jovens passaram pela cerimônia do Juramento à Bandeira na cidade. Telefone: (11) 4529-6906, com Rose.

 

Sebrae Aqui

 

A unidade do Sebrae recebe pequenos e médios empreendedores locais e presta todo auxílio necessário – incluso consultoria – para que o negócio seja exitoso em seu ramo de atividade.

 

O cidadão pode contar com o apoio para abertura de MEI (Microempreendedor Individual), suporte a microempreendedores e regularização de empresas.

 

Em 2019, foram 900 atendimentos, com 140 MEIs abertas na cidade. Há também outro serviço que oferece uma auditoria gratuita de técnicos do Sebrae junto a empresas para detectar e sanar possíveis gargalos orçamentários, gastos desnecessários e problemas administrativos.

 

Nesse ano, 15 empresas da cidade foram beneficiadas com esse raio-x.

 

O Sebrae Aqui também foi o responsável pela realização do primeiro Encontro de Negócios de Cabreúva, esforço que incentivou novos negócios locais, além de fazer com que os empresários pudessem se conhecer, trocar experiências e cartões, abrindo um leque de oportunidades em diversos setores.

 

Mais de 400 pessoas participaram, sucesso que fez materializar uma segunda edição para março de 2020. A página Empreende Cabreúva, no Facebook, também vem se consolidando como um ponto de encontro digital entre empresários, comerciantes e jovens empreendedores.    

 

PROCON

 

O Procon anotou 4,8 mil atendimentos até agora em 2019. O índice de resolutividade do órgão é de 80% na fase preliminar do processo (antes da audiência) e 15% na audiência.

 

Os recordistas de reclamação entre os cabreuvanos continuam sendo as empresas de telefonia, que lideram o ranking, seguidas por imbróglios envolvendo compras on-line. 

 

Entre os atendimentos, registra-se a emissão de notificação ao fornecedor, audiência de conciliação entre consumidores e fornecedores, atendimentos preliminares, orientação extra judicial, encaminhamento judicial, curso de aperfeiçoamento e até pequenas palestras.

 

Você acredita que foi lesado após adquirir um produto ou serviço? Busque apoio do PROCON. O contato é o (11) 4529-3322.

 

   

 

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Autoria: Thiago Secco
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