Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Home

07 DEZ

Finalizando projeto de leitura, alunos de 4 e 5 anos da EMEB Irva lançam livros


Atualizado em 08 Dez 2016 às 09h

Os alunos do ensino infantil da EMEB Irva Ávila Pavani, no Bananal, após participarem de um projeto pedagógico que tem como base a leitura, escreveram suas próprias histórias e lançaram seus primeiros livros. O projeto, desenvolvido pela professora Shirlene Vasconcellos, proporcionou que os alunos lessem 186 livros em 2016, tanto na escola, com a professora, quanto em casa, com a família - número que só foi possível graças a empréstimos das famílias e de outras escolas, pois todo o acervo da escola já havia sido esgotado.

Tudo começou há treze anos, quando Shirlene trabalhava na EMEB Irva Ávila Pavani, no bairro Bananal, em parceria com a professora Marli Silva Lopes, que também contribuiu na elaboração do Projeto de Leitura.

“Acredito muito na leitura de histórias como meio de alfabetização prazerosa e, por este motivo, faz 13 anos que trabalho com o projeto de leitura”, conta Shirlene. Além de ler todos os dias para os alunos na escola, toda sexta-feira a professora envia um livro novo para cada aluno levar para casa e compartilhar o momento da leitura com a sua família.

“Esse ano tive a oportunidade de concretizar o projeto com as crianças sendo autores de suas próprias historias. O projeto se desenvolveu durante todo o ano. Além das leituras, as crianças vivenciaram algumas histórias e eu percebi o interesse deles pelos autores e vi nisso uma oportunidade de propor que eles escrevessem seus próprios livros”, explica a professora.

Ela conta que as crianças se empolgaram com a ideia e começaram a trabalhar na construção das histórias. Como os pequenos não escrevem ainda, os alunos do 5º ano foram convidados para serem os escribas. “O resultado foi fantástico! Todos ficaram muito contentes de serem autores de seus próprios livros”, garante.

Na terça-feira, 6, a escola realizou uma tarde de autógrafos, oportunidade em que cada aluno pode autografar dois exemplares da sua história e presentear a sua família e o aluno que o ajudou a escrever. “Tem aquela frase que diz que todos nós devemos escrever um livro, plantar uma árvore e ter um filho. O livro eles já escreveram e eu espero que seja o primeiro de muitos. A árvore, eles vão levar uma muda para poder plantar. Quanto ao filho, eu espero que demore bastante!”, disse a professora, arrancando risos de concordância dos pais.

No sorriso de Shirlene e nos abraços de agradecimento que ela recebia dos pais dava pra ver o resultado do projeto: crianças que leem, imaginam, sonham, escrevem, criam. Pais, que participam da vida escolar dos seus filhos. Alunos que admiram a sua professora e têm por ela um grande carinho. E ela, a professora, que coloca cada vez mais amor e dedicação na sua missão de ensinar e prova a todos que o céu é o limite, que é preciso acreditar mais e, sempre, dar o melhor de si, para ir além.  

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Assuntos relacionados: livrosprojetoleitura
Autoria: Jaqueline Rosa
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

19 ABR

Gestantes visitam a maternidade da Santa Casa

18 ABR

Diretoria do Conselho Municipal do Idoso encerra mandato

18 ABR

Vaga aberta para estágio em Pedagogia

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.