Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Home

06 DEZ

Esporte dá mais qualidade de vida a atleta deficiente


Atualizado em 06 Dez 2019 às 11h

Cezar Henrique de Lima, que tem 19 anos e mora no bairro Vale Verde, competiu pela primeira vez no Atletismo ACD (atleta com deficiência) nos Jogos Regionais 2019 e trouxe para Cabreúva três medalhas: duas de ouro (lançamento de dardos e arremesso de peso) e uma de prata (lançamento de disco).

 

“Nunca passou pela minha cabeça ser atleta, mas por muito tempo acompanhei outros atletas e isso sempre me inspirou muito”, conta o jovem. E completa: “Foi uma sensação inexplicável! Fiquei muito feliz!”

 

Com isso, Cezar se classificou para participar dos Jogos Abertos, que é a competição estadual, no lançamento de dardos e arremesso de peso, ocasião em que o jovem conquistou o 5º lugar. “Senti o peso da responsabilidade em ser o único atleta representando a cidade! Mas também me senti orgulhoso por isso!”, diz sorridente. “Foi emocionante ver a alegria dele em participar da competição”, comenta Anay Lopes, da Secretaria de Esportes.

 

Leandro Constante, professor de educação física e treinador voluntário de Cezar, recorda que, quando o jovem deu início aos treinos, a proposta era melhorar sua qualidade de vida, diminuindo a atrofia muscular do braço esquerdo. “Queríamos potencializar o trabalho da fisioterapia com ajuda da musculação”, explica.

 

A ideia de inscrevê-lo na competição dos Jogos Regionais veio depois. “Fui conversar na Secretaria de Esportes para ver se conseguíamos ajuda. Eles nos deram todo o suporte para que Cezar pudesse participar dos Jogos”, conta Leandro. O técnico garante: “A Secretaria de Esportes teve um papel fundamental nessa conquista, por acreditar no potencial do Cezar e no meu trabalho e em dar todo o apoio necessário.”

 

Cezar conta que o esporte mudou sua vida, sua rotina e sua percepção sobre si. “Agora que sou atleta me sinto bem melhor, principalmente com relação à minha saúde, melhorei até a minha alimentação! Além disso, ganhei autonomia para realizar algumas atividades que antes não fazia sozinho, como sair do carro”, relata. Para o professor Leandro, essa notícia foi o ápice da felicidade.

 

“Quando soube, através da mãe dele, que ele estava ganhando mais autonomia para desenvolver suas atividades, me senti muito feliz, muito orgulhoso mesmo! Nesse momento soube que meu trabalho estava dando certo”, lembra.

 

Cezar acredita que para ser atleta a pessoa só precisa acreditar que é capaz: “É só ter força de vontade, foco e procurar superar os limites.” Ele conta, ainda, que tem muito apoio da família e que vê-los orgulhosos o deixa muito feliz: “Minha mãe e meu padrasto são as pessoas que mais me apoiam, são minha principal torcida!”

 

Escola de Esportes da Prefeitura tem 138 crianças inscritas no atletismo

 

Um dos carros-chefes da Secretaria de Esportes de Cabreúva é a Escola de Esportes, que conta hoje com 1200 alunos. Entre eles, 138 praticam atletismo, sob a supervisão e orientação das professoras Tatiana T. Marciano e Roseli Ap. da Luz Garcia. Os demais estão inscritos em aulas de vôlei, futebol, handebol, atletismo, zumba, caminhada, basquete, futsal, voleibol adaptado e ginástica localizada.

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Assuntos relacionados: Esporteatletaqualidade de vida
Autoria: Jaqueline Rosa
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

19 ABR

Gestantes visitam a maternidade da Santa Casa

18 ABR

Diretoria do Conselho Municipal do Idoso encerra mandato

18 ABR

Vaga aberta para estágio em Pedagogia

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.