Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Home

09 MAR

Enfermeiros e técnicos fazem treinamento sobre estomas


Atualizado em 09 Mar 2020 às 11h

 

A equipe de enfermagem – enfermeiros e técnicos – da rede municipal de saúde (unidades básicas, Unidade de Pronto-Atendimento e serviço de ambulâncias) participou, na sexta-feira (6), de um treinamento sobre estomas, realizado na unidade do Vilarejo.

 

A responsável pelo treinamento foi a enfermeira Hellen Taivona dos Santos Silva, que é especialista em dermatologia e representante da empresa Convatec (fornecedora de produtos para estoma). O objetivo do treinamento é proporcionar conhecimento teórico e técnico sobre como avaliar e cuidar das pessoas que possuem estoma, que é a exteriorização do intestino para eliminação das fezes.

 

O programa Melhor em Casa, da Secretaria Municipal de Saúde, já faz o acompanhamento de pacientes estomizados. “Mas é importante que toda a rede tenha esse conhecimento, pois o paciente acessa toda a rede e todos devem saber como orientar e cuidar”, afirma a enfermeira Mirela Chaves Dias, coordenadora do Melhor em Casa.

 

Mirela destaca ainda que ter um estoma é algo que muda os hábitos de vida do paciente. “A enfermagem tendo conhecimento de como avaliar e cuidar de um estoma evita uma série de transtornos e complicações além de ajudar a melhorar a qualidade de vida do paciente”, reforça.

 

Mais – Um estoma é a abertura feita no abdômen como um caminho alternativo para o intestino e eliminação das fezes. Normalmente, são pacientes que têm ou tiveram câncer ou outras doenças intestinais graves. Essa intervenção pode ser temporária ou permanente.

 

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Assuntos relacionados: enfermagemestomasaúde
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

26 ABR

Cabreúva tem 434 casos confirmados de dengue

25 ABR

Emeb Maria Nilza Bicalho recebe novo laboratório de informática

23 ABR

Cão mais premiado da GM se aposenta após 9 anos de serviço

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.