Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Home

25

Emebs incentivam alimentação saudável através da 'Horta na Escola'


Atualizado em 25 Set 2019 às 01h

Uma iniciativa que parece simples, mas que traz grandes resultados: o plantio de hortaliças na escola incentiva a alimentação saudável e apresenta aos alunos alimentos que muitas vezes não costumam consumir em casa.

Pensando nisso, as escolas municipais Professora Selma Maria Mesquita de Godoi Martinho; Evilázio Xisto Berion e Nossa Senhora D’Aparecida desenvolveram o projeto Horta na Escola durante o 1º semestre deste ano e colheram saúde, alegria e muita vivência de seus alunos.

Entender o processo, plantar, colher e comer verduras fresquinhas já faz parte da rotina desses alunos que se preparam para colher novas verduras, na Emeb Selma e Evilázio, e flores da primavera na Emeb Nossa Senhora D’Aparecida.

“O Projeto Horta na Escola surgiu pela necessidade de estimular na criança a formação de hábitos saudáveis tanto na alimentação escolar como na vida familiar, levando nossos alunos a consumir alimentos de forma adequada, saudável e segura”, conta a diretora da Emeb Nossa Senhora D’Aparecida, Mazelei Tarallo Domingues. Mazelei disse que as crianças plantaram alface, rabanete, rúcula e cenoura. Comeram os alimentos na escola e ainda levaram pra casa.

Na Emeb Evilázio a horta surgiu do projeto Alimentação Saudável, das professoras Gilmara e Eliane. “A equipe da Secretaria de Agricultura nos ajudou no plantio, conversaram com as crianças e as auxiliaram com as mudinhas. Diariamente os alunos iam olhar ansiosos o crescimento das hortaliças. Toda a escola se beneficiou, pois servimos a salada na merenda. Agora aguardamos a próxima colheita”, informa a diretora Carolina Pedroso Hirano.

A horta na Emeb Selma se tornou parte da escola. Desde 2005 passou a integrar suas ações. Todos os alunos, gestão e funcionários participam ativamente, acompanhados pela nutricionista e pela equipe da Secretaria de Agricultura. “Iniciamos o plantio no 1º semestre junto com todos os nossos alunos. Eles plantam, regam, colhem. Aprendem a cuidar e adoram comer o que plantaram. Já estamos preparando o próximo plantio para finalzinho de Setembro”, conta a diretora da Emeb Professora Márcia Olgado dos Santos.

Márcia, Carol e Mazelei testemunham o sucesso dos resultados. Para elas, criar na escola uma área verde produtiva pela qual todos se sintam responsáveis, constrói a noção de que o equilíbrio do meio ambiente é fundamental para a sustentação da vida saudável em nosso planeta, estimulando o senso de curiosidade dos pequeninos.

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Assuntos relacionados: Horta na Escola
Fonte: Decom
Autoria: Adriana Gomes
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

25 MAR

Convite à População: Audiência Pública para a elaboração da LDO/2025

21 MAR

Boletim Epidemiológico da Dengue: 21/03

21 MAR

165 anos de Cabreúva: Fernando e Sorocaba fazem show gratuito

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.