Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Home

08

EMAE inicia implantação do Plano de Ação de Emergência de barragens


Atualizado em 08 Ago 2022 às 09h

A Empresa Metropolitana de Águas e Energia – EMAE deu início à implantação dos Planos de Ação de Emergência (PAE) das suas estruturas (barragens, diques e sangradouros) localizadas no Médio Tietê e nos reservatórios Billings e Guarapiranga, na Região Metropolitana de São Paulo, e Rio das Pedras, em São Bernardo do Campo e Cubatão. A empresa contratada para a execução do projeto, por meio de processo licitatório, é a Mineral Engenharia e Meio Ambiente. O investimento é de aproximadamente R$ 3 milhões.

O PAE prevê o planejamento de procedimentos que devem ser cumpridos pela EMAE em caso de situações de emergência e a identificação dos agentes que devem ser notificados em possíveis ocorrências na chamada Zona de Autossalvamento (ZAS), localizada em um raio de 10 quilômetros a jusante das barragens. As premissas atendem a Política Nacional de Segurança de Barragens (Lei Federal 12.334/2010, em conformidade com a Resolução Normativa ANEEL N° 696/2015). O processo tem o objetivo de minimizar ao máximo possíveis danos na região à jusante.

O projeto abrange diversas ações, como a realização de treinamentos e simulados com os colaboradores da empresa e a população da ZAS, o estabelecimento de pontos de encontro e rotas de fuga, a instalação de sistema de comunicação e alerta, como avisos sonoros e placas indicativas, plano de evacuação e o cadastramento da população vulnerável na ZAS. Para isso, é essencial a colaboração dos habitantes dessas zonas, que receberão a visita de uma equipe credenciada de pesquisadores da empresa contratada e deverão responder a perguntas como número de moradores da unidade habitacional, idade, necessidades específicas de mobilidade e animais domésticos etc. Os dados serão formatados e utilizados na implantação do PAE.

A implantação é o passo seguinte à entrega dos PAEs – documento que prevê uma série de procedimentos em caso de acidentes em barragens –, feita em 2019 pela EMAE às prefeituras e Defesas Civis das cidades que estão na área de influência dos reservatórios e barragens operadas pela Empresa. Na época, foram entregues 19 planos para atender às exigências da Política Nacional de Segurança de Barragens.

É importante ressaltar que esse é mais um procedimento adotado pela EMAE no âmbito da segurança de barragens. Há décadas, desde que as suas usinas foram construídas, a Empresa adota as melhores práticas de engenharia para a manutenção, visando a segurança das suas estruturas, como manutenções, inspeção regular de segurança, leitura de instrumentação e análise dos dados. Todos os empreendimentos possuem, ainda, uma equipe de profissionais especialistas em segurança de barragem que supervisionam sua condição estrutural e operativa. As barragens mantêm operadores em regime de trabalho ininterrupto e não possuem qualquer tipo de restrição operacional.

Em Cabreúva, funcionários da Mineral Engenharia e Meio Ambiente farão visitas aos moradores do bairro Bananal para cadastramento e levantamento de informações junto à comunidade.

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Assuntos relacionados: cadastrobananalCabreúvaBarragemEMAE
Fonte: Governo do Estado de São Paulo
Autoria: EMAE
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

16 MAR

Mutirão contra a dengue e Prefeitura na Área chega no Novo Bonfim

12 MAR

Projeto que une saúde e esporte diminui em quase 60% número de casos de pressão alta

12 MAR

COMTUR realiza reunião ordinária

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.