EMAE inicia implantação do Plano de Ação de Emergência de barragens - Prefeitura de Cabreúva
        
        
        
        
        
        
        
        
        
        
        
        
                

        
        
        

        
        
        
        
        
        

        
        

        
        

        
        
        
                        
        
        
        
        
        
        
        
        
        
        
        
        
        
        
        
          
        
        
        
        
        
        
        
        
        

		
		


    

Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Home

08

EMAE inicia implantação do Plano de Ação de Emergência de barragens


Atualizado em 08 Ago 2022 às 09h

A Empresa Metropolitana de Águas e Energia – EMAE deu início à implantação dos Planos de Ação de Emergência (PAE) das suas estruturas (barragens, diques e sangradouros) localizadas no Médio Tietê e nos reservatórios Billings e Guarapiranga, na Região Metropolitana de São Paulo, e Rio das Pedras, em São Bernardo do Campo e Cubatão. A empresa contratada para a execução do projeto, por meio de processo licitatório, é a Mineral Engenharia e Meio Ambiente. O investimento é de aproximadamente R$ 3 milhões.

O PAE prevê o planejamento de procedimentos que devem ser cumpridos pela EMAE em caso de situações de emergência e a identificação dos agentes que devem ser notificados em possíveis ocorrências na chamada Zona de Autossalvamento (ZAS), localizada em um raio de 10 quilômetros a jusante das barragens. As premissas atendem a Política Nacional de Segurança de Barragens (Lei Federal 12.334/2010, em conformidade com a Resolução Normativa ANEEL N° 696/2015). O processo tem o objetivo de minimizar ao máximo possíveis danos na região à jusante.

O projeto abrange diversas ações, como a realização de treinamentos e simulados com os colaboradores da empresa e a população da ZAS, o estabelecimento de pontos de encontro e rotas de fuga, a instalação de sistema de comunicação e alerta, como avisos sonoros e placas indicativas, plano de evacuação e o cadastramento da população vulnerável na ZAS. Para isso, é essencial a colaboração dos habitantes dessas zonas, que receberão a visita de uma equipe credenciada de pesquisadores da empresa contratada e deverão responder a perguntas como número de moradores da unidade habitacional, idade, necessidades específicas de mobilidade e animais domésticos etc. Os dados serão formatados e utilizados na implantação do PAE.

A implantação é o passo seguinte à entrega dos PAEs – documento que prevê uma série de procedimentos em caso de acidentes em barragens –, feita em 2019 pela EMAE às prefeituras e Defesas Civis das cidades que estão na área de influência dos reservatórios e barragens operadas pela Empresa. Na época, foram entregues 19 planos para atender às exigências da Política Nacional de Segurança de Barragens.

É importante ressaltar que esse é mais um procedimento adotado pela EMAE no âmbito da segurança de barragens. Há décadas, desde que as suas usinas foram construídas, a Empresa adota as melhores práticas de engenharia para a manutenção, visando a segurança das suas estruturas, como manutenções, inspeção regular de segurança, leitura de instrumentação e análise dos dados. Todos os empreendimentos possuem, ainda, uma equipe de profissionais especialistas em segurança de barragem que supervisionam sua condição estrutural e operativa. As barragens mantêm operadores em regime de trabalho ininterrupto e não possuem qualquer tipo de restrição operacional.

Em Cabreúva, funcionários da Mineral Engenharia e Meio Ambiente farão visitas aos moradores do bairro Bananal para cadastramento e levantamento de informações junto à comunidade.

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Assuntos relacionados: cadastrobananalCabreúvaBarragemEMAE
Fonte: Governo do Estado de São Paulo
Autoria: EMAE
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

30 NOV

Escola promove encerramento do projeto 'Era Uma Vez'

30 NOV

Feira Cultural traz protagonismo negro e o empoderamento de crianças através da literatura infantil

29 NOV

Prefeitura premia professoras vencedoras do Educab 2022

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2022 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.