Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Home

23

Ecotroca: Cabreúva tem cinco pontos para troca de óleo doméstico


Atualizado em 25 Set 2018 às 09h

O município de Cabreúva completa, em 2018, três anos de realização com sucesso do programa Ecotroca. Realizado em parceria com a empresa Lirium, o programa consiste em recolher óleo doméstico, dando a destinação correta e, mais tarde, depois de todo o processo percorrido, transformar este óleo em matéria-prima para biodiesel.

Para participar, basta que a pessoa coloque o óleo de cozinha usado em uma garrafa PET de dois litros – ao invés de despejar o óleo pela pia do banheiro, no vaso sanitário ou no tanque, práticas muito comuns ainda não só em Cabreúva, como nas cidades de todo o país. Cada garrafa PET com dois litros de óleo pode ser trocada por dois litros de água sanitária, dois litros de desinfetante ou 500 ml de detergente.

O programa tem cinco pontos de coleta do óleo doméstico. A empresa Lirium firmou contrato com a Prefeitura de Cabreúva após aprovação de um projeto de lei nesse sentido, pela Câmara Municipal.

Depois que a Prefeitura recolhe o óleo, os técnicos da Lirium retiram o produto, levando tudo para a sede da empresa, em Mauá, na região do Grande ABC. Ali é feita uma filtragem e reciclagem do resíduo, transformando o que era óleo em matéria-prima para biodiesel (alternativa sustentável e menos poluente).

Quando o óleo de cozinha é despejado pela pia ou no ralo, ele não se dilui, e pode contaminar tanto as águas quanto o solo. Cada litro de óleo pode contaminar milhares de litros de água, causando a morte de espécies vegetais ou animais.

Além disso, essa água precisará ser tratada – processo que custa muito caro. Por todos esses motivos, vale a pena participar da Ecotroca. Veja os pontos de coleta fixo existentes em Cabreúva.

 

Ecoponto do Vilarejo

Rua Monsenhor André Mortari, nº 101 – Vilarejo.

Ecoponto do Vale Verde

Avenida Vale Verde, S/N - Vale Verde

Secretaria do Meio Ambiente

Praça Alberto Mesquita Camargo, S/N – Centro

Associação Comercial

R. Maranhão, 492 – Jacaré

Fundo Social de Solidariedade de Cabreúva

Rua Paraíba, 703 - Jacaré

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Assuntos relacionados: Ecotroca de óleo
Fonte: Decom
Autoria: Carlos Santiago
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

23 ABR

Cão mais premiado da GM se aposenta após 9 anos de serviço

19 ABR

Praça do Bonfim é inaugurada totalmente reformada

19 ABR

Gestantes visitam a maternidade da Santa Casa

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.