Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Home

00 AGO

Diversão mais segura: Defesa Civil e Conselho Tutelar intensificam combate ao uso de cerol


Atualizado em 08 Jan 2016 às 10h

A Defesa Civil de Cabreúva, juntamente com o Conselho Tutelar, fizeram uma grande operação no município na tarde da última terça-feira, dia 05, a fim de orientar jovens e adultos sobre a proibição do uso de cerol ou linha chilena em pipas e papagaios. Durante a operação, todas as linhas irregulares foram recolhidas e as pessoas orientadas sobre a proibição do uso. Após a orientação, em caso de reincidência, quem for pego utilizando linhas irregulares será conduzido à Delegacia e poderá pagar multa. Caso a pessoa que for pega com esse tipo de material seja menor de idade, os responsáveis legais irão responder pelo ato.

 

No período de férias escolares, a brincadeira se torna mais frequente nas ruas de todos os municípios da região, porém, quando não tomados os devidos cuidados quanto às linhas cortantes, a brincadeira pode acabar em tragédia. Na região já foram registrados vários casos de acidentes envolvendo cerol ou linha chilena, o que preocupa as autoridades do município.

 

De acordo com a Lei nº 12.192, de 06 de janeiro de 2006, do Governo do Estado de São Paulo, é proibido o uso de cerol ou de qualquer produto semelhante que possa ser aplicado em linhas de papagaios ou pipas, o que pode gerar multa em caso de descumprimento.

 

Além da proibição do uso, a Lei nº 10.017, de 1º de julho de 1998, também do Governo do Estado de São Paulo, proíbe a fabricação e venda desse tipo de material. De acordo com ela, “fica proibida a fabricação e a comercialização da mistura de cola e vidro moído utilizada nas linhas para pipas.” A Lei diz ainda que os estabelecimentos que forem pegos produzindo ou comercializando esse tipo de produtos, podem ser notificados e até fechados em caso de reincidência.

 

OPERAÇÃO

 

A operação já passou por vários bairros e continua por todo o município, principalmente durante o período de férias, visando garantir a diversão de todos, porém com segurança.

 

ORIENTAÇÃO

 

O Conselho Tutelar e a Defesa Civil pedem que os pais ou responsáveis orientem seus filhos quanto à proibição do uso desse tipo de material e acompanhem de perto para que todos possam se divertir, porém com segurança.

 

DENÚNCIAS

 

As denúncias sobre a utilização, fabricação ou comércio desse tipo de material podem ser feitas pelos telefones 199 (Defesa Civil) ou 153 (Guarda Municipal).

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Fonte: Decom Cabreúva
Autoria: Danilo Biazin
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

13 ABR

Prefeitura inaugura nova Praça do Pinhal

12 ABR

O Cine Vagão está de volta com muito anime!

12 ABR

Inscrições abertas para projeto 'Meu Primeiro Emprego'

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.