Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Home

18 NOV

Diretoras e supervisora de creches fazem curso de abordagem educacional


Atualizado em 23 Nov 2015 às 03h

As diretoras das Escolas Municipais de Ensino Básico que atendem crianças de 0 a 3 anos, assim como a supervisora Shirlene Vasconcellos, participaram no sábado (14) de um curso sobre a abordagem pedagógica Pikler Lóczy, que foi desenvolvida pela médica húngara Emmi Pikler (1902 – 1984). A metodologia de cuidados para crianças de 0 a 3 anos de Emmi é referência no mundo todo e diz respeito ao desenvolvimento de uma pedagogia específica para esta faixa etária. Foi elaborada, principalmente, pela observação e registro minucioso das ações e reações de bebês, o que permitiu uma série de pesquisas e descobertas sobre o desenvolvimento infantil.

A abordagem Pikler Lóczy valoriza a construção de vínculos saudáveis, o planejamento dos momentos dos cuidados corporais, a organização dos espaços, a observação de bebês e a adequação dos brinquedos oferecidos em cada fase. Seus fundamentos principais são o reconhecimento do bebê como um indivíduo, o desenvolvimento da autonomia, a construção do “eu” através da brincadeira iniciada pela própria criança e da liberdade de movimentos, criando relacionamentos de confiança mútua entre crianças e adultos. Pesquisas indicam que as crianças que cresceram segundo esta abordagem tiveram o seu desenvolvimento motor, cognitivo e emocional excepcionalmente saudável.

No evento, as diretoras tiveram acesso a duas palestras: a primeira, da psicóloga Anna Tardos, que tem mais de setenta artigos publicados e é presidente da Associação Húngara Pikler-Lóczy; e a segunda, da psicóloga húngara Agnès Szanto Feder, que propôs reflexões sobre o papel do educador na primeira infância.

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Assuntos relacionados: crechespikler locziCursoaborgagem
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

13 ABR

Prefeitura inaugura nova Praça do Pinhal

12 ABR

O Cine Vagão está de volta com muito anime!

12 ABR

Inscrições abertas para projeto 'Meu Primeiro Emprego'

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.