Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Home

29

Defesa Civil alerta sobre crime ambiental contra Saruês


Atualizado em 29 Set 2021 às 03h

A Defesa Civil de Cabreúva tem recebido muitos chamados para captura de filhotes de saruê (uma espécie de gambazinhos que habita o Brasil), principalmente de moradores de condomínios da cidade. E, quando chegam ao local, encontram só os filhotes sem a mãe, o que, na maioria das vezes, ocasiona a morte dos animais por fome e hipotermia, não resistindo até serem levados à Associação Mata Ciliar.

 

Diante das ocorrências, a Defesa Civil faz um alerta para que as pessoas não separem os filhotes de suas mães e não a matem em hipótese alguma. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, retirar animais silvestres do ninho é crime ambiental previsto em lei.

 

Segundo Alex Barbosa, coordenador da Defesa Civil de Cabreúva, muitas pessoas não sabem, mas um saruê pode evitar que cobras e ratos cheguem ou permaneçam nos quintais das casas.

 

“Se um saruê for picado por uma jararaca, não acontecerá nada com ele. O animal produz um soro que inativa o efeito do veneno da cobra em seu corpo. É normal esses bichinhos estarem em casas ou telhados. Eles estão em época de reprodução e perderam seus espaços na mata devido às queimadas e construções próximas a seu habitat natural”, afirma Alex.

 

A Defesa Civil pede para que as pessoas, ao verem um saruê fêmea com seus filhotes, não matem a mãe e nem os filhotes. Eles pedem para que entrem em contato pelo telefone 199, ou 4529-6929, que a Defesa Civil irá até a residência. A Defesa Civil sabe a maneira correta de resgatá-los e irá soltá-los em um lugar seguro, onde possam viver em paz.

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Fonte: Defesa Civil
Autoria: Comunicação
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

26 ABR

Cabreúva tem 434 casos confirmados de dengue

25 ABR

Emeb Maria Nilza Bicalho recebe novo laboratório de informática

23 ABR

Cão mais premiado da GM se aposenta após 9 anos de serviço

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.