Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Home

14

Defesa Civil alerta para período de queimadas


Atualizado em 14 Ago 2020 às 03h

Falta de chuvas, baixa umidade relativa do ar e altas temperaturas aumentam os focos de incêndio. A Defesa Civil de Cabreúva vem realizando a Operação Estiagem e programas de conscientização no combate aos incêndios.

 

“É um período muito crítico de falta de chuvas e de focos de incêndio. Os incêndios podem causar dano para nossas árvores nativas, danos aos animais e chegar em áreas residenciais, além de prejudicar o ar que a gente respira”, explica o coordenador da Defesa Civil, Paulo César Pacheco.

 

A corporação tem atuado de forma constante para combater focos de queimadas. O caso mais recente ocorreu na última quarta-feira (13), um incêndio de grandes proporções na região do Pinhal. O incêndio se concentrou em mata fechada próxima ao Centro de Distribuição da Renner.

 

“O tempo seco e a estiagem contribuem para essa tipo de ocorrência. No entanto, a população é nossa aliada nessa luta contra os incêndio. Os cidadãos são nossos olhos pela cidade. Pedimos também a conscientização da populaçção de não jogar bituca de cigarro, garrafa pet e vidros que podem ocasionar incêndios”, conclui Pacheco.

 

Cabreúva conta com a ‘Lei de queimada urbana’ (14/2017) que, inclusive, prevê multas para quem ateia fogo em lixo, folhas e pastagens em geral. Em caso de incêndio, o órgão pode ser acionado pelo telefone 199.

 

 

Prevenção -  A Defesa Civil tem procurado atender com a maior rapidez possível  todas as ocorrências direcionadas ao  setor, desenvolve também  um  trabalho de sensibilização com a comunidade  sobre prevenção das queimadas e os problemas que essas queimadas  podem acarretar, e desde 2017 é desenvolvido o projeto “ Com fogo não se brinca”.

 

Dentro do projeto, é realizada uma palestra com temas relacionados às queimadas e os problemas que elas podem causar, como enfermidades relacionadas a doenças respiratórias, perda de habitat naturais e de espécies endêmicas. Informando aos  Munícipes  sobre os riscos, perigos e consequências das atividades humanas que envolvem o fogo.

 

Ações como essa, fazem Cabreúva ser reconhecida. Em 2020, com 92,23 pontos, a cidade chegou ao 9º lugar no ranking do Programa Município VerdeAzul, do Governo de São Paulo. Além de ficar entre os 10 melhores do Estado, a pontuação garantiu ao munícipio a primeira colocação no Aglomerado Urbano de Jundiaí (AUJ). Esse é o melhor resultado de Cabreúva desde que o programa foi lançado, em 2007.

 

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Assuntos relacionados: Cabreúvadefesacivil
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

13 ABR

Prefeitura inaugura nova Praça do Pinhal

12 ABR

Inscrições abertas para projeto 'Meu Primeiro Emprego'

12 ABR

O Cine Vagão está de volta com muito anime!

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.