CRAS Jacaré promoveu palestra sobre PANCs - Prefeitura de Cabreúva
        
        
        
        
        
        
        
        
        
        
        
                

        
        
        

        
        
        
        
        
        

        
        

        
        

        
        
        
                        
        

		
		


    



Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Notícias - Home

27 JUN

CRAS Jacaré promoveu palestra sobre PANCs


Atualizado em 28 Jun 2019 ás 02hs

A nutricionista e secretária de Saúde, Rita Hollo, esteve no CRAS Jacaré na segunda-feira, 24, para uma palestra sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais – as PANCs – que são plantas comestíveis, super saudáveis mas que não são facilmente encontradas para comprar: ao contrário, as PANCs, por serem hortaliças nativas e espontâneas, são normalmente confundidas com ervas daninhas, por nascerem em quintais, no meio das hortas e até em lugares mais improváveis, como terrenos baldios, cantinhos de calçadas e frestas de paredes.

Segundo a nutricionista, as PANCs são muito resistentes e, portanto, muito ricas em nutrientes e fibras. “A alimentação saudável é o primeiro passo pra se ter saúde! Não podemos pensar na saúde apenas como curar doenças, temos que pensar também em prevenir”, comentou Rita. E continuou: “Além de saudáveis, as PANCs são leves, tem poucas calorias e ajudam muito na manutenção das bactérias boas do intestino.”

Rita apresentou diversas espécies aos presentes, suas principais características nutricionais e de identificação, como: ora-pro-nobis, serralha, ararura, cará moela, jacatupê, abóbora do mato, Cambuci, uva japonesa, jatobá, almeirão do campo, azedinha, beldroega, bertalha, capuchinha, caruru, dente de leão (folhas), hibiscus, jaracatiá, mastruz, pimenta rosa, peixinho, picão preto e taioba. Durante as apresentações, os presentes contaram suas experiências culinárias, influências regionais (muitos vinham de Minas Gerais e do Nordeste brasileiro) e todos trocaram dicas e receitas. “Conversem em casa, com as pessoas mais de idade e vocês vão aprender muito sobre essas plantas e uma infinidade de receitas”, disse Rita. “Foi Uma palestra muito legal, gostei demais! Tudo que tem aqui no CRAS é sempre muito bom!”, comentou dona Maria das Graças dos Santos.

Segundo Ariane Gibin, assistente social do CRAS Jacaré, a palestra será levada também para o CRAS Vilarejo/Bonfim e para o Núcleo Sócio Assistencial, no Centro.

 

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Autoria: Jaqueline Rosa
Assuntos: CrasNutriçãopanc
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

19 JUL

USF do Vale Verde promove encontro com gestantes e acompanhantes

19 JUL

Inscrições abertas para oficina de pintura em cerâmica

19 JUL

Produtores de leite de Cabreúva visitam propriedades-modelo

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2019 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.