Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Home

07

Covid-19: são mais de 100 ligações por dia para monitorar pacientes


Atualizado em 17 Ago 2020 às 09h

 

O telefone não para. Quando elas não estão fazendo, estão atendendo às ligações de pacientes em busca de alguma informação sobre o novo coronavírus. Desde o início da pandemia, em março, uma parceria entre a Vigilância Epidemiológica e a Atenção Básica de Saúde de Cabreúva definiu que o trabalho de monitorar os casos de covid-19 – e tirar dúvidas sobre a doença – seria feito pelas equipes das unidades de saúde, por telefone.

 

Em algumas unidades maiores, como a Policlínica do Jacaré “Wilson Federzoni”, duas profissionais da equipe de enfermagem têm trabalhado exclusivamente no telemonitoramento de covid-19 e chegam a fazer até 60 telefonemas, com sucesso, por dia. Na USF Vilarejo, três enfermeiras conciliam suas agendas com o telemonitoramento e fazem, em média, 30 ligações diárias.

 

Sem contar as ligações não atendidas e aquelas em que o cadastro do paciente está desatualizado. Somando as oito unidades de saúde da cidade, neste momento de maior incidência da covid-19, são mais de 100 ligações telefônicas diariamente apenas para o monitoramento dos pacientes em isolamento.

 

Segundo dados da Vigilância Epidemiológica (VE), que recebe todas as notificações de síndrome gripal e de suspeita de covid-19 e seus comunicantes, do início da pandemia, em 15 de março, até agora, já foram registradas quase 6 mil notificações.

 

“Como é uma doença de notificação obrigatória, recebemos as fichas e registramos no sistema. Depois, encaminhamos os casos para as unidades de saúde de referência do paciente, que fazem o acompanhamento”, explica a coordenadora da VE, Lucimar Imperio. “É muita coisa. Tem sido um desafio para nossa equipe. Essa é uma doença nova e a gente não deixou de acompanhar outras epidemiologias, como dengue, por exemplo.”

 

A secretária de Saúde, Rita Hollo, reforça que todo o acompanhamento dos casos de covid-19 é feito por telefone, inclusive o resultado do exame é informado remotamente. “As vigilâncias e equipes de enfermagem não fazem visitas em casa. Tudo é feito por telemonitoramento”, frisa Rita, ressaltando a importância do cumprimento da quarentena pelos pacientes notificados. “O objetivo desse isolamento é fazer o bloqueio do contágio e da circulação do vírus.”

 

Contato – Todos os pacientes notificados são acompanhados pela unidade de saúde, mesmo aqueles que têm convênio particular e não têm cadastro no SUS. “Tem gente que estranha quando a gente liga, mas explicamos que temos o contato pela notificação”, explica a enfermeira Michele Coelho Foratori, que faz o telemonitoramento na Poli Wilson, ao lado da técnica de enfermagem, Joyce Moraes da Silva.

 

A frequência das ligações depende do perfil e dos sintomas de cada paciente. Se o paciente é de alto risco – tem mais de 60 anos ou alguma comorbidade – o acompanhamento é diário. “Ligamos todos os dias. Qualquer sinal de alerta, febre ou desconforto respiratório, orientamos a procurar a UPA ou a Santa Casa imediatamente. A gente tem se surpreendido com a rápida evolução dessa doença.”

 

Nos casos mais leves da doença, são feitas pelo menos três ligações: no primeiro, quinto e 14º dias após o recebimento da notificação. “Tem sido um muito trabalhoso. Mas o importante é manter os pacientes informados e ajudar no que for preciso.”

 

Caso você tenha sido notificado e ainda não recebeu nenhuma ligação do telemonitoramento, seu cadastro pode estar desatualizado. A Secretaria de Saúde orienta a ligar na unidade de saúde do bairro para atualizar o cadastro.

 

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Assuntos relacionados: saúdecoronavírustelemonitoramento
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

19 ABR

Gestantes visitam a maternidade da Santa Casa

18 ABR

Diretoria do Conselho Municipal do Idoso encerra mandato

18 ABR

Vaga aberta para estágio em Pedagogia

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.