Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Home

12 FEV

Coronavírus: Cabreúva se antecipa e orienta serviços de saúde


Atualizado em 17 Ago 2020 às 09h

Apesar de o Brasil não registrar casos confirmados do novo coronavírus (2019-nCoV) e não haver nenhuma suspeita da doença em toda a região, a Secretaria de Saúde de Cabreúva se mobilizou para criar um protocolo de ação para orientar profissionais e serviços, caso ocorra alguma suspeita na cidade.

 

“Temos que deixar bem claro que o vírus não está circulando por aqui, mas precisamos estar preparados”, salienta a secretária de Saúde, Rita Hollo. Até a manhã desta quinta-feira (6), segundo o Ministério da Saúde, o Brasil registrava 9 casos suspeitos e nenhum confirmado. E já havia descartado 24 notificações suspeitas.

 

Esta semana, a secretária reuniu representantes dos serviços de Atenção Básica, Vigilância Epidemiológica, atenção farmacêutica, Santa Casa, UPA e SAE (ambulâncias) para discutir o assunto e definir o protocolo, que está sendo feito com base na Nota Técnica nº 04/2020, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

De acordo com o enfermeiro responsável pela Vigilância Epidemiológica, Denis Arthur Duarte, é importante destacar que o principal critério para considerar um caso suspeito é a pessoa ter passado por alguma das cidades chinesas com transmissão local; ou ter tido contato com algum doente diagnosticado laboratorialmente com a doença.

 

O protocolo de ação que está sendo elaborado define procedimentos adotados pelos profissionais durante o atendimento e, principalmente, o fluxo de atendimento, notificação e orientação para cada serviço de saúde, que envolve Atenção Básica, ambulâncias e unidades de Urgência e Emergência. “Estamos preparando também um check-list para todos esses serviços também estarem preparados”, reforça Arthur.

 

Recomendações para a população:

 

- Lavar regularmente as mãos;

 

- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar;

 

- Evitar aglomerações e ambientes fechados;

 

- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas.

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Assuntos relacionados: coronavírussaúde
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

25 MAR

Convite à População: Audiência Pública para a elaboração da LDO/2025

21 MAR

Boletim Epidemiológico da Dengue: 21/03

21 MAR

165 anos de Cabreúva: Fernando e Sorocaba fazem show gratuito

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.