Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Home

19 ABR

Cooperativa faz triagem e destinação de materiais recicláveis


Atualizado em 19 Abr 2018 às 02h

O trabalho de coleta seletiva de lixo, desenvolvido em parceria entre a Prefeitura de Cabreúva (através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Obras e Serviços Urbanos) e a empresa Eppo, ganha impulso também graças ao trabalho desenvolvido pelos membros da Cooperativa de Trabalho e Triagem de Materiais Recicláveis Cotrimar do Japi.

A Cooperativa funciona em um galpão no quilômetro 3 da Rodovia Prefeito João Zacchi, no bairro do Caí. Ali, todos os resíduos que são recolhidos na coleta seletiva passam por um processo de triagem (segundo cada um dos diferentes materiais), tratamento e prensa. Ao final do processo, o produto reciclável é vendido para diversas empresas - que reaproveitam todo esse material novamente como matéria-prima.

O trabalho dos integrantes da Cooperativa começa pela coleta, quando os catadores coletam o lixo reciclável, tanto da população como de algumas empresas parceiras, como alumínio, papel, plástico e vidro, e entregam à Cooperativa.

Quando chega ao galpão, todo o material é separado de acordo com o tipo de cada material (resíduos e sucatas metálicos ou resíduos de papel e papelão) para que sejam vendidos e tratados pelas empresas recicladoras.

Após essa triagem, o material é prensado e, por fim, é transportado e vendido para empresas especializadas, que dão o destino correto a cada um dos materiais. A diretora de Meio Ambiente de Cabreúva, Andrea Yoshikawa, conta que o trabalho já é considerado exitoso por toda a equipe envolvida.

Por conta disso, Cabreúva fica entre os poucos municípios brasileiros a oferecer os serviços de coleta seletiva. Segundo pesquisa desenvolvida pelo Compromisso Empresarial para a Reciclagem (Cempre), dos 5.568 municípios do país, 443 têm coleta seletiva. A pesquisa é realizada a cada dois anos.

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Assuntos relacionados: ReciclagemCooperativa
Fonte: Decom Cabreúva
Autoria: Carlos Santiago
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

25 ABR

Emeb Maria Nilza Bicalho recebe novo laboratório de informática

23 ABR

Cão mais premiado da GM se aposenta após 9 anos de serviço

19 ABR

Praça do Bonfim é inaugurada totalmente reformada

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.