Convênio com Ateal vai zerar fila de espera por aparelho auditivo - Prefeitura de Cabreúva
        
        
        
        
        
        
        
        
        
        
        
        
                

        
        
        

        
        
        
        
        
        

        
        

        
        

        
        
        
                        
        
        
        
        
        
        
        
        
        
        
        
        
        
        
        
          
        
        
        
        
        
        
        
        
        

		
		


    

Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Home

28 NOV

Convênio com Ateal vai zerar fila de espera por aparelho auditivo


Atualizado em 29 Nov 2019 às 08h

A manhã desta quinta-feira (28) foi de muita emoção para os pacientes da rede municipal de saúde de Cabreúva que aguardam para receber um aparelho auditivo. Ou melhor, aguardavam. O prefeito Henrique Martin assinou um convênio com a Ateal (Associação Terapêutica de Estimulação Auditiva e Linguagem) que deve zerar a atual fila de espera. O investimento é de R$ 300 mil.

 

Mais de cem pacientes acompanharam a assinatura, no auditório da Emeb Mário Faccioli. “Esse é um dia especial. Estou muito feliz em dizer que vamos conseguir atender, de uma só vez, às mais de 150 pessoas que esperam por isso”, comemorou o prefeito.

 

Henrique explicou que a cota do SUS para Cabreúva é de apenas dois aparelhos por mês. “Fizemos um levantamento e vimos que se dependesse do SUS a população ia ficar esperando 10, 15 anos. Mas saúde é nossa prioridade. Então conseguimos, com recursos próprios, fazer esse convênio.”

 

 

A secretária de Saúde, Rita Hollo, não conseguiu esconder a emoção. “Estou muito feliz em ver todos vocês aqui hoje para iniciar o processo de recebimento dos aparelhos auditivos”, disse, destacando o empenho do prefeito em firmar esse convênio. “É uma conquista importante, de inclusão. Vai mudar a vida dessas pessoas.”

 

Após a assinatura, que contou com a presença da superintendente da Ateal, Mariza Pomilio, e do futuro presidente, Wagner Gudson Marques, os pacientes passaram por uma avaliação com profissionais da entidade e já foram encaminhados para iniciar o processo de colocação do aparelho.

 

“Temos de ver a necessidade de cada paciente, se é necessário o par ou apenas um, para encomendar o aparelho, que é personalizado. Depois, eles ainda terão acompanhamento”, explicou Mariza, chamando a atenção para a rapidez com que o convênio foi firmado: cerca de um mês. “Vocês têm de valorizar esse prefeito. Nos 18 municípios adjacentes, temos cerca de 3.600 pessoas na fila aguardando por um aparelho auditivo”, complementou Marques.

 

A espera de quatro anos acabou para Luciene Santos Silva, de 47 anos, moradora do Jacaré. E comemora: “Vou poder ouvir melhor. Conversar com as pessoas, responder”. Ela começou a perder a audição aos 15 anos. O último aparelho que teve, parou de funcionar em 2014 e, desde então, aguarda um novo. Desempregada, não tem condições de comprar e depende do SUS.

 

O aposentado José Augusto Rosa, de 70 anos, morador do bairro Pinhal, tem perda de audição no ouvido esquerdo e vai precisar de apenas um aparelho. “Não tenho condições de comprar, porque é muito caro. Estou muito feliz com essa notícia”, disse.

 

Estudante do ensino médio, Camila Batista, 18 anos, do Vale Verde, não ouve nada sem o aparelho, que precisa usar desde criança. Ela precisa trocar o atual aparelho, que já perdeu a validade. E comemorou poder voltar a assistir TV, uma das coisas que mais gosta de fazer. “É muito bom ouvir melhor. Melhora tudo. Quase entro na TV para conseguir assistir”, brincou a jovem.

 

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Assuntos relacionados: aparelho auditivoatealsaúde
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

28 FEV

2º Encontro de Negócios: Procon fará palestra para fornecedores

28 FEV

Grupos antitabaco começam na próxima semana

28 FEV

Equipe da unidade do Centro elimina uso de copos descartáveis

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2020 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.