Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Home

22 DEZ

Comdema realiza reunião online


Atualizado em 22 Dez 2022 às 10h

Na quarta-feira (21/12), às 14 horas, o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – Comdema realizou a sua 82ª reunião ordinária, em ambiente virtual.

Nesta reunião, estavam presentes os representes das Secretarias de Meio Ambiente, Obras e Serviços Urbanos, Educação, Cultura e Turismo, Saúde e Desenvolvimento Econômico e representantes das Entidades Civis, sendo: Instituto Plataforma Brasil e Associação Chácaras do Pinhal.

A presidente do Comdema fez um balanço das reuniões realizadas durante o ano e assuntos tratados nas mesmas, como as capacitações com a Polícia Militar Ambiental, que abordou legislação ambiental e lei de crimes ambientais. 

Os conselheiros também puderam esclarecer as duvidas nos processos de regularização fundiária; na palestra do Dr. Wladimir Cabral Lustoza, da empresa TOPSER, que apresentou, no Comdema, os aspectos ambientais, no processo de Regularização Fundiária. Já e Defesa Civil, apresentou o mapeamento das áreas de deslocamento de massa e de inundação, apresentando os trabalhos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas realizados recentemente no Município e abordando o constante monitoramento dessas áreas.

Também foi apresentado, durante a reunião, o Estudo Técnico Ambiental do Núcleo Urbanos Vilarejo Sopé da Serra, da empresa Incidades. O representante do Corpo de Bombeiros, Tenente Flávio Medrado, também ministrou palestra no Comdema, abordando a atuação em várias frentes em Jundiaí e também em Cabreúva, nas ações de combate a incêndio na Serra do Japi e, com a instalação da Base do Corpo de Bombeiros, em Cabreúva, relatou que com o apoio da Defesa Civil, que é atuante no Município, terão um bom trabalho e junção dos dados para levantamento das ações. 

Durante a reunião, foi apresentado, aos conselheiros, um breve relatório fotográfico do uso do equipamento drone, aquisição do setor de meio ambiente (com recursos do fundo municipal de meio ambiente), deliberado na reunião do Comdema, no ano de 202. Esse equipamento fomenta os trabalhos de fiscalização ambiental no Município, no monitoramento de parcelamentos irregulares e de áreas atingidas pelos incêndios e no monitoramento de novos empreendimentos em construção, devido a movimentaçaõ de terra.

A presidente do Comdema, Gláucia Cristiane de Sousa, informou os conselheiros sobre o processo eleitoral do Comdema, que iniciou no dia 16 de dezembro e finalizará no dia 16 de janeiro. As entidades civis interessadas em participar deverão apresentar o Estatuto da Entidade e a Ata da Eleição da Diretoria vigente. Os documentos podem ser protocolados na Prefeitura de Cabreúva e/ou ser encaminhados pelo e-mail: para:sec.meioambiente@cabreuva.sp.gov.br

A presidente do Comdema fez os informes sendo: participação da Secretaria de Meio Ambiente na 1ª reunião da Câmara Técnica do Rio Tietê do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Tietê realizada no dia 14 de Dezembro na cidade de Salto.

A Câmara Técnica contou com membros dos 35 municípios contidos na Bacia do Médio Tietê, representantes da CETESB e DAEE e demais secretarias e órgãos de classe, bem como, instituições da sociedade civil. A ação teve como objetivo a discussão de ocorrências de alto impacto ambiental decorrente das operações das barragens, com transferência de carga poluidora que advém da região metropolitana de São Paulo, que após décadas de mobilização da sociedade para despoluição do maior rio paulista e vultuoso investimentos em saneamento ambiental, o rio Tietê continua enfrentando descompasso na gestão das suas águas.

Finalizando a reunião, a presidente do Comdema relatou a participação da Secretaria de Meio Ambiente no 1º Encontro Técnico sobre Planejamento Regional para os Resíduos Sólidos, organizado pelo Consórcio de Estudos, Recuperação e Desenvolvimento da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê, reunião realizada no dia 14 de Dezembro na cidade de Capela do Alto.

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Assuntos relacionados: COMDEMA
Fonte: Secretaria de Meio Ambiente
Autoria: Comunicação
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

25 MAR

Convite à População: Audiência Pública para a elaboração da LDO/2025

21 MAR

Boletim Epidemiológico da Dengue: 21/03

21 MAR

165 anos de Cabreúva: Fernando e Sorocaba fazem show gratuito

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.