Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Home

26 OUT

COMDEMA REALIZA REUNIÃO


Atualizado em 27 Out 2023 às 12h

No dia 25 de outubro de 2023, quarta-feira, às 14h , na Secretaria de Meio Ambiente, Obras e Serviços Urbanos ocorreu a 91ª Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente.

Presentes na reunião os representantes das Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Agronegócio, Indústria e Comércio, Educação. Gestão Pública, Meio Ambiente, Obras e Serviços Urbanos e representantes das entidades civis, sendo: Associação Escoteiros Mirins em Ação, Associação São Francisco de Assis de Cabreúva – ASFAC, Associação dos Funcionários Públicos do Município de Cabreúva e Instituto Japi.Presente na reunião, o vereador Vitor Camargo.

A reunião foi conduzida pela presidente do COMDEMA, Flávio Araújo da Cruz, da Associação Escoteiros Mirins em Ação que seguiu com a leitura da pauta da reunião: aprovação da ata da reunião realizada em setembro, apresentação do processo 7708/2023, do Ministério Público do Estado de São Paulo – GAEMA – Núcleo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente solicitando as ações de educação ambiental, apresentação do Projeto de Lei Complementar “ Institui o Programa de Proteção das Nascentes, a Proteção das Encostas Urbanas e Captação de Águas Pluviais pelas Residências localizadas no Município de Cabreúva”, Ofícios encaminhados e recebidos e informes do Setor de Meio Ambiente.

O presidente do COMDEMA os questionamentos feitos pelo GAEMA sobre ações de educação ambiental relatando que já foi apresentado ao COMDEMA pela Géssica Sthingen , da empresa EPPO, o planejamento de atividades para o ano de 2023 , são programas e projetos de educação ambiental que serão desenvolvidos na rede municipal e na rede estadual do Município de Cabreúva e neste planejamento das atividades consta as atividades desenvolvidas, as diretrizes, a metodologia da atividade e o roteiro. Os conselheiros presentes concordaram com o encaminhamento das informações apresentadas, respondendo assim o questionamento do Ministério Público.

Quanto a apresentação do Projeto de Lei Complementar “ Institui o Programa de Proteção das Nascentes, a Proteção das Encostas Urbanas e Captação de Águas Pluviais pelas Residências localizadas no Município de Cabreúva” de autoria do Poder Executivo , foi encaminhada por e-mail aos conselheiros e na reunião houve leitura rápida e dinâmica e será formado Grupo de Trabalho para análise e será feito levantamento da legislação existente ( política municipal de recursos hídricos de 2004 e programa de pagamento por serviços ambientais, de 2015).

E referente aos trabalhos de revisão do plano diretor, O presidente do COMDEMA recebeu os mapas solicitados em formato kmz, que foram disponibilizados pelo arquiteto e urbanista da Secretaria de Meio Ambiente, Obras e Serviços Urbanos, que foram mostrados previamente aos conselheiros e depois serão disponibilizados.

E, os informes foram realizados pela vice presidente do COMDEMA , Gláucia Cristiane de Sousa, da Secretaria de Meio Ambiente , Obras e Serviços Urbanos apresentou aos conselheiros a Análise de Defesa do Auto de Infração Ambiental, processo 5160/2023, feito pela Comissão, formada por 3 (três) empregados públicos do Setor de Meio instituída por meio de Portaria, na qual foi deferido a Defesa apresentada, causando indignação e criticas no Conselho.

As reuniões do COMDEMA ocorrem mensalmente na 3ª quarta-feira do mês, serão presenciais e os locais será divulgados antecipadamente.

Atualmente o Conselho é formado pelo Poder Público e representantes da sociedade civil organizada e todas as reuniões são abertas a todos os interessados. Para mais informações a Secretaria do Meio Ambiente, Obras e Serviços Urbanos está a disposição no telefone 4528-5016


 

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Assuntos relacionados: COMDEMA
Autoria: Comunicação
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

26 ABR

Cabreúva tem 434 casos confirmados de dengue

25 ABR

Emeb Maria Nilza Bicalho recebe novo laboratório de informática

23 ABR

Cão mais premiado da GM se aposenta após 9 anos de serviço

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.