Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Home

18 MAR

COMDEMA realiza 75ª Reunião Ordinária em ambiente virtual


Atualizado em 18 Mar 2022 às 09h

 

O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente - COMDEMA realizou no dia 23 de Fevereiro, quarta-feira, às 14 horas, a sua 75 ª reunião ordinária em ambiente virtual.

A reunião foi conduzida pela Presidente do COMDEMA, Gláucia Cristiane de Sousa com contribuições do Coordenador da Defesa Civil do Município, Alex  Tobias de Jesus Barbosa.

Foi apresentado aos conselheiros um breve resumo do relatório técnico que apresenta os resultados do mapeamento de áreas de alto e muito alto risco de deslizamentos e inundações do Município de Cabreúva. Esse estudo técnico ocorreu em cumprimento ao contrato celebrado entre o Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo e a Casa Militar do Gabinete do Governador do Estado de São Paulo.

O objetivo principal das apresentação do Relatório Técnico ao COMDEMA foi proporcionar conhecimento das áreas identificadas como áreas de risco e proporcionar o acompanhamento das medidas, como ações de monitoramento,   planos e  projetos  desenvolvidos pelo  Poder Público para minimizar os problemas encontrados.

O coordenador da Defesa Civil relatou as ações de monitoramento  efetuados  nas áreas de risco que foram identificadas.

Outro assunto apresentado na reunião foi a participação e representação da Defesa Civil de Cabreúva e Secretaria de Meio Ambiente, Obras e Serviços Urbanos no evento da entrega de carta geotécnica, e capacitação para aplicação  multidisciplinar - evento  organizado pela  Casa  Militar e Defesa  Civil – Departamento  de Proteção  e Defesa Civil – Governo do Estado de São Paulo, ocorrido no dia  16 de fevereiro de 2022, na Cidade de Aparecida/SP.

 

 

 

Durante a reunião a presidente do COMDEMA relatou que a Cooperativa de Trabalho, Triagem e Comercialização  de Materiais Recicláveis  - COTRIMAR, entidade parceira da Prefeitura de Cabreúva para execução dos serviços de coleta seletiva no Município de Cabreúva, participou  da  Oficina  “ Empreendedorismo, Gestão e Liderança de uma Central Cooperativa de Triagem e Coleta Seletiva de Recicláveis” promovida pelo SEBRAE. Nesta Oficina os cooperados  puderam  obter conhecimento  no Estatuto Social  da Cooperativa a luz da Lei Federal do Cooperativismo e da lei  nº 12690/2012 da Cooperativa  de Trabalho  com foco no Serviço  e Produção de Materiais Recicláveis  e Decreto 10.936/2022; Gestão  Administrativa, Financeira, Contábil/Orçamentária e Investimentos Sociais  em Central  de Triagem e Coleta  Seletiva,  Educação Sócioambiental com a aplicabilidade  na Política  Nacional de Resíduos Sólidos  e Segurança  do Trabalho e Patrimonial, Saúde, Ocupacional , Ambiental e Sanitária e Qualidade  de Vida  no local de trabalho.

Também foi apresentado aos conselheiros o Regimento Interno do COMDEMA que é consultivo, deliberativo e normativo. Foram debatidos  sobre os papéis do conselheiro , as questões coletivas  que  são temas principais a serem tratados no COMDEMA e representação do  segmento no conselho.

A presidente apresentou a proposta aos conselheiros de tornar o COMDEMA mais dinâmico, com realização de visita técnica, participação em palestras, promoção de evento com participação da CETESB e Polícia Ambiental e  integração com o Poder Público, entre as Secretarias. Os conselheiros também sugeriram algumas pautas para as reuniões que serão realizadas no ano de 2022.

Atualmente o Conselho é formado por representantes da sociedade civil, segmento sindical dos trabalhadores e Poder Público e todas as reuniões são abertas a todos os interessados. As reuniões do COMDEMA são realizadas mensalmente, na 3ª quarta do mês, quando há alteração, os conselheiros são comunicados e a próxima reunião será realizada em dezembro. Para mais informações a Secretaria do Meio Ambiente, Obras e Serviços Urbanos  está a disposição no telefone 4528-5016.

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Fonte: Secretaria de Meio Ambiente
Autoria: Comunicação
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

25 MAR

Convite à População: Audiência Pública para a elaboração da LDO/2025

21 MAR

Boletim Epidemiológico da Dengue: 21/03

21 MAR

165 anos de Cabreúva: Fernando e Sorocaba fazem show gratuito

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.