Com pneus que se transformam em jardim, crianças aprendem a respeitar natureza - Prefeitura de Cabreúva
        
        
        
        
        
        
        
        
        
        
        
        

        

        
        
        

        
        
        
        
        
        

        
        

        
        

        
        
        
                        
        

		
		


    



Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Notícias - Home

29 NOV

Com pneus que se transformam em jardim, crianças aprendem a respeitar natureza


Atualizado em 29 Nov 2018 ás 08hs

O solo é um ambiente que tem fragilidades que precisam ser amparadas. Da mesma forma, tem potencialidades esperando por serem descobertas e utilizadas pelo próprio da natureza.

Estas são apenas algumas das lições aprendidas pelas crianças do primeiro ano do ensino fundamental das escolas municipais de Cabreúva. Este aprendizado se dá através das experiências práticas advindas do projeto ‘Jardim com Pneus Inservíveis’ - uma das muitas atividades que integram o Programa Municipal de Educação Ambiental (Promea), desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Obras e Serviços Urbanos e Eppo Cidades Inteligentes, com apoio da Secretaria Municipal de Educação.

“O projeto busca estreitar os laços das crianças com o meio natural, a fim de desenvolver seu senso de responsabilidade ambiental”, comenta Stéfany Bernardes, educadora ambiental responsável pela prática com os estudantes.

Ela explica que as atividades propostas destacam a importância da conservação em meio natural para a ciclagem de nutrientes através da matéria orgânica em decomposição (processo de ‘compostagem’), além de reutilizar pneus inservíveis. “Também buscamos ensinar a forma correta de preparação do solo para o plantio. Assim, as crianças passam pelas diversas etapas, preparando a terra e aprendendo que o solo também é um ‘ambiente’ de fragilidades a serem amparadas e de potencialidades a serem descobertas e utilizadas pelo próprio bem da natureza”, comenta a secretária de Meio Ambiente, Rosimeire Rabelo Santos Timporim.

Este ano foram atendidas 10 Emebs, totalizando 28 turmas – o que deu um total de 434 alunos da rede municipal de ensino atendidas. O projeto começou a ser desenvolvido no segundo semestre e integra o Promea. O Programa Municipal de Educação Ambiental foi instituído pela Lei Municipal 2.160, de 5 de outubro de 2017.

“Este é um projeto muito especial para todos nós, porque as crianças têm contato com a terra e aprendem, na prática, a cuidar da natureza”, prossegue a secretária Rosi Timporim.

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Fonte: Decom
Autoria: Carlos Santiago
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

07 DEZ

Secretaria da Saúde está adotando modelo de gestão da Toyota

07 DEZ

1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Cabreúva será dia 7

07 DEZ

Beneficiários precisam se recadastrar no CadÚnico até 14 de dezembro

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2018 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.