Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Home

19

Coleta seletiva passa a atender 100% do município


Atualizado em 19 Set 2019 às 01h

A coleta seletiva de lixo passou a atender 100% do município de Cabreúva. A totalidade da zona urbana e dos domicílios cabreuvanos aí localizados foi alcançada esta semana, quando também passaram a ser atendidos os bairros Bonfim, Novo Bonfim, Cururu e Fazendinha Real.

Antes do caminhão da coleta iniciar o trabalho, a educadora ambiental da Eppo Cidades Inteligentes, Stefany Bernardes, havia passado em visita aos bairros e, especialmente, em um trabalho de panfletagem nas escolas existentes naqueles locais. Stefany foi às escolas municipais Zaira Spina Federzoni, Miguel Elpídio da Costa e Olga Clini Malvezzi, assim como também conversou com alunos e professores da escola estadual Ana Mesquita Laurini.

No trabalho de divulgação, a educadora ambiental da Eppo (que é empresa parceira da Prefeitura para as questões ambientais) contou, também, com o apoio de dois estagiários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Obras e Serviços Urbanos: Pedro e Vitória.

A coleta seletiva teve início no mês de outubro de 2013, juntamente com a criação da Cotrimar do Japi (Cooperativa de Recicláveis de Cabreúva) – que, atualmente, é uma parceira da Prefeitura na coleta seletiva. A Cotrimar recebe todo o material recolhido, separa e vende, garantindo, com esse processo, a destinação correta de cada espécie de resíduo, que será reciclado no futuro.

Em 2018, foram recolhidos, no trabalho da coleta seletiva, e separados para reciclagem, cerca de 30 toneladas por mês, segundo os números mantidos pela própria Cooperativa.

“A panfletagem porta a porta, para realizar maior divulgação da coleta seletiva, é um trabalho que continuará sendo realizado”, observou Rosi Timporim, secretária de Meio Ambiente, Obras e Serviços Urbanos.

O prefeito Henrique Martin comentou que o investimento municipal no processo de coleta seletiva é algo “sem volta” e destacou o papel que ocupa Cabreúva em relação aos mais de 5.500 municípios brasileiros.

“Sabemos que muitos municípios ainda não cumprem esse propósito e ficamos felizes e orgulhosos de ler que Cabreúva está as cidades que mantêm programas de coleta seletiva”, comentou o prefeito.

Um levantamento feito pela Associação das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) em 2018 mostrou que segue em crescimento o número de municípios que estão aderindo ao processo: eram 443 em 2010 e passaram a 1.227 em 2018. O mesmo relatório da Abrelpe, no entanto, dava conta que 78% dos municípios brasileiros não têm iniciativa desse tipo.

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Assuntos relacionados: Coleta seletiva
Fonte: Decom
Autoria: Carlos Santiago
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

23 ABR

Cão mais premiado da GM se aposenta após 9 anos de serviço

19 ABR

Praça do Bonfim é inaugurada totalmente reformada

19 ABR

Gestantes visitam a maternidade da Santa Casa

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.