Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Home

02 ABR

Casa de Agricultura realiza visitas técnicas contra a raiva


Atualizado em 08 Abr 2024 às 10h

Durante a semana de 18 a 22 de março, duas equipes de controle da Raiva da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo estiveram em Cabreúva para realizar o trabalho de controle da população de morcegos hematófagos. Este esforço faz parte do "Programa de Controle da Raiva dos Herbívoros", uma iniciativa essencial da Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo.

Hospedadas nas dependências da Casa da Agricultura ao longo da semana, as equipes saíram diariamente para realizar os trabalhos, sob a supervisão do médico veterinário local. O controle da Raiva é uma tarefa contínua, realizada ao longo de todo o ano, e o acompanhamento próximo das equipes garante a eficiência e segurança do processo.

Durante a semana, as equipes estaduais e o médico veterinário municipal inspecionaram cem por cento dos abrigos de morcegos hematófagos cadastrados no município, além de cadastrar dois novos abrigos encontrados. Este esforço é crucial, uma vez que o controle dos morcegos hematófagos desempenha um papel fundamental na prevenção da doença.

É importante ressaltar que a manipulação ou tentativa de captura de qualquer tipo de morcego, hematófago ou não, é desencorajada, pois todos eles podem transmitir a Raiva. As pessoas envolvidas no controle são devidamente treinadas, vacinadas previamente e monitoradas regularmente através de sorologia, dada a gravidade da doença.

A Raiva é uma doença incurável e fatal, tanto para animais quanto para humanos, por isso o controle efetivo é de extrema importância.

Durante a operação, vinte e sete morcegos hematófagos foram capturados, tratados com a pasta vampiricida e deixados para a realização do trabalho. Além disso, foi realizado o georreferenciamento dos abrigos e a elaboração de relatórios de capturas.

Criadores que identificarem ataques de morcegos hematófagos em seus animais podem entrar em contato com a Casa da Agricultura local para receber informações e orientações adicionais, no telefone: 4528-1305.

 

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Autoria: Imprensa
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

17 MAI

Inscrições abertas para o concurso Miss e Mister Melhor Idade 2024

17 MAI

Boletim da Dengue: Cabreúva tem 515 casos confirmados

17 MAI

COMTUR se reúne e discute revisão do Plano Diretor de Turismo

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.