Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Home

22 NOV

Carreta da mamografia fica em Cabreúva até sábado


Atualizado em 22 Nov 2019 às 10h

A carreta “Mulheres de Peito, que chegou esta semana em Cabreúva, vai atender até este sábado (23), às 13h. O programa, do Governo do Estado, oferece mamografias gratuitas, sem necessidade de pedido médico para mulheres de 50 a 69 anos.

 

Estacionada em frente ao estádio municipal Tancredo Neves, o Suvacão, no Centro, a carreta itinerante tem capacidade limitada de atendimentos diários. Neste sábado, começa a atender às 9h e vai distribuir 20 senhas.

 

Para as mulheres de 50 a 69 anos, não há necessidade de pedido médico de mamografia para a realização do exame na carreta, basta levar RG e cartão SUS. Pacientes fora dessa faixa etária também podem realizar os exames, mas precisam de encaminhamento médico.

 

Moradora do bairro Vilarejo, a aposentada Cleide dos Santos, de 65 anos, aproveitou a passagem da carreta pela cidade nesta semana para fazer sua primeira mamografia. “Estava esperando a unidade de saúde marcar, mas a agente comunitária avisou que ia ter a carreta aqui e aproveitei a oportunidade para fazer”, disse ela, enquanto aguardava o atendimento na tarde de terça-feira.

 

Também moradora do Vilarejo, Elizabete Aparecida dos Santos, 56 anos, contou que foi alertada pela sobrinha sobre a vinda do programa para a cidade. Pela idade, ela não precisaria do pedido médico, então não pensou duas vezes. “Minha última mamografia tem mais de cinco anos. Achei muito bom isso aqui”, comentou ela, uma das pacientes atendidas na tarde de terça.

 

De acordo com a secretária de Saúde do município, Rita Hollo, esta é a segunda vez que a carreta do programa vem para a cidade. A primeira foi em 2016. Segundo ela, atualmente não há fila de espera para mamografia no município, que oferece cerca de 120 exames, em média, por mês. “No entanto, a vinda da carreta reforça a importância desse exame para o diagnóstico precoce do câncer de mama.”

 

A carreta é equipada com mamógrafo, aparelho ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antenas de satélite, computadores, mobiliários e sanitários. Além de uma equipe multidisciplinar, formada por técnico em radiologia, profissional de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista.

 

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

19 ABR

Gestantes visitam a maternidade da Santa Casa

18 ABR

Diretoria do Conselho Municipal do Idoso encerra mandato

18 ABR

Vaga aberta para estágio em Pedagogia

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.