Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Home

18 JUL

Cabreúva participa de reunião da Câmara Técnica de Saneamento


Atualizado em 18 Jul 2018 às 11h

Cabreúva participou, na tarde da última terça-feira (17), da 15a Reunião da Câmara Técnica de Saneamento CT-SAN, juntamente com os municípios que compõem o Comitê de Bacia Hidrográfica Médio Tietê (CBH-SMT). A reunião ocorreu na sede da empresa Águas de Votorantim, em Votorantim.

Os representantes dos municípios acompanharam uma apresentação feita pelo Instituto Trata Brasil, a respeito da universalização dos serviços de saneamento no Brasil. A técnica em Recursos Hídricos Gláucia Cristiane de Sousa representou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Obras e Serviços Urbanos de Cabreúva.

O último estudo produzido pelo Instituto Trata Brasil, em parceria com a Sabesp, “Benefícios Econômicos e Sociais da Expansão do Saneamento Básico no Brasil”, mostra que houve avanços, mas que ainda há um longo caminho para percorrer. Segundo o trabalho, 34 milhões de brasileiros não têm acesso à água tratada e mais de 100 milhões não são contemplados com coleta dos esgotos.

Foram relatados, ainda, os investimentos que ocorreram em algumas cidades e também a necessidade de cooperação internacional para o Brasil atingir a meta que possibilite acesso à água potáve e aos serviços de saneamento até 2030.

 

Panorama regional

 

Os representantes do Instituto Trata Brasil apresentaram os dados de cobertura de água, esgotamento sanitário e perdas de água dos municípios da bacia hidrográfica do Sorocaba Médio Tietê.

Na reunião, também foi discutida a Medida Provisória 844/2018 – regulamentação que estabelece um novo marco legal para o saneamento básico – e que voltará a ser pauta nas próximas reuniões da Câmara Técnica de Saneamento.

No mesmo encontro também foi apresentado o andamento dos pleitos dos projetos FEHIDRO de Saneamento. Com relação ao saneamento rural, foi informado que os municípios de Tatuí, Ibiúna e Piedade estão fazendo um levantamento em suas áreas rurais – sendo contemplados com o Projeto 'Água é Vida'.

A empresa Comtemar Ambiental (de Sorocaba) apresentou seus trabalhos de implantação de coleta mecanizada nos municípios de Capela do Alto, Boituva e Salto.

Fazem parte do Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Sorocaba e Médio Tietê representantes do poder público (das esferas estadual e municipal), sociedade civil (ONGs, universidades e associações) e usuários de água.

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Fonte: Decom Cabreúva
Autoria: Carlos Santiago
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

25 MAR

Convite à População: Audiência Pública para a elaboração da LDO/2025

21 MAR

Boletim Epidemiológico da Dengue: 21/03

21 MAR

165 anos de Cabreúva: Alvorada com a banda São Roque

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.