Ir para o conteúdo

Tamanho do Texto

Contraste

Cadastre e receba
nossa newsletter:

Cabreúva

Notícias - Home

15 MAI

Cabreúva participa de reunião da Câmara Técnica do CBH-SMT


Atualizado em 15 Mai 2018 às 08h

A Prefeitura de Cabreúva, através da Secretaria de Meio Ambiente, Obras e Serviços Urbanos, participou da reunião da Câmara Técnica de Eventos e Educação Ambiental do Comitê de Bacia Hidrográfica Médio Tietê (CBH-SMT). O evento aconteceu na cidade de Tatuí, em 11 de maio, com as presenças da chefe do setor de Meio Ambiente, Andrea Yoshikawa, e da técnica em Recursos Hídricos, Gláucia Cristiane de Sousa.

Na reunião, os membros do Comitê que participaram do Fórum Mundial da Água (realizado em Brasília em março, com o tema ‘Compartilhando Água) fizeram o relato das visitas técnicas, palestras e oficinas às quais estiveram presentes. Os participantes do Fórum lembraram, ainda, que conheceram projetos com foco em educação ambiental, entre os quais: Educação ambiental  para a Restauração Ecológica, Educação Ambiental para  pessoas em situação de vulnerabilidade  social (Quênia), Realidade Virtual (com uso de óculos 3D, simulando o futuro em Piracicaba). Outros destaques do Fórum Mundial da Água relatados pelos participantes foram a presença de maquetes explicativas  sobre fossas sépticas , direcionadas às áreas rurais dos municípios; maquetes  que explicavam o ciclo hidrológico em formato de terrários; projetos de trilhas e exposição do habitát; e uso do teatro e dança como  formas de Educação Ambiental.

Além do relato sobre o Fórum, os presentes à reunião da Câmara Técnica conheceram os 14 pleitos de Educação Ambiental que serão financiados com recursos provenientes do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro). No total, serão utilizados, nestes projetos, R$ 4.390.218,89. Tais pleitos foram aprovados na plenária do Comitê em 28 de abril.

A reunião foi finalizada com apresentação das ações de Educação Ambiental desenvolvidas pela Associação dos Amigos do Vale do Botucatu. O foco daquelas ações é apresentação e compreensão das fragilidades e as necessidades de preservação e uso sustentável do solo, já que o relevo da cidade de Botucatu é o ‘Cuesta Arenito Basáltico’ - apresenta solo em arenito. Outra peculiariedade é que toda a água existente no município vem da chuva. A água escorre no solo, escoa e nas partes mais altas (por causa do relevo) forma as cachoeiras.

Botucatu, assim como Cabreúva, é integrante do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê. Integram o grupo representantes do poder público (esferas estadual e municipal), sociedade civil (ONGs, universidades e associações) e usuários de água.

Compartilhar :
Twitter
Imprimir
Fonte: Decom Cabreúva
Autoria: Carlos Santiago
» Todas as notícias

Ultimas Notícias

26 ABR

Cabreúva tem 434 casos confirmados de dengue

25 ABR

Emeb Maria Nilza Bicalho recebe novo laboratório de informática

23 ABR

Cão mais premiado da GM se aposenta após 9 anos de serviço

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente
Cabreúva
Prefeitura Municipal de Cabreúva - Rua Floriano Peixoto, 158 - Centro - Cabreúva - SP
Todos os direitos reservados © 2024 - Desenvolvimento Imagenet Tecnologia.